Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




LONDRINA26/09/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Jardim Jamaica terá grupo de apoio a dependentes químicos

Ideia surgiu depois de pesquisa que mostra que 97% dos moradores conhecem alguém que é usuário de drogas

No dia 3 de setembro, os moradores do Jardim Jamaica, em Londrina, reuniram-se para planejar uma agenda de novas ações para o bairro. A reunião aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, onde os moradores decidiram iniciar uma ação contra o uso de drogas e álcool.  A ideia surgiu na última reunião da Rede, onde foram apresentados os resultados da pesquisa de ativos e necessidades realizada no bairro, que mostra que mais de 90%* dos moradores entrevistados conhecem alguém que sofre com a dependência química.

clique para ampliar clique para ampliarMoradores do Jardim Jamaica se reúnem para buscar soluções para os casos de dependência química no bairro (Foto: Michele Medeiros)

Agora, os moradores estão organizando um grupo de apoio à família e aos usuários de álcool e drogas. Em um primeiro momento, os participantes da Rede vão procurar um local disponível para as reuniões do grupo, além de elaborar um projeto para buscar possíveis parcerias. A comunidade também se reunirá para buscar formas diferentes de divulgação do grupo de apoio.

O morador e membro da Rede de Desenvolvimento Local, Albino Neto, tem lutado pela causa há alguns anos, desde que se curou da dependência química. Hoje, Albino acredita que o grupo de apoio pode ajudar muitas pessoas a sair das drogas. "A dependência química é uma doença, mas muitos usuários não sabem disso", comenta. Para Albino, a comunidade também tem o dever de ajudar para que essa situação seja modificada. "Muitas vezes as pessoas criticam muito e não percebem que tem o poder de ajudar essas pessoas", diz.

As reuniões devem acontecer semanalmente, e contarão com a presença de dependentes químicos e suas famílias. Para Albino, a família também tem um papel fundamental na cura da dependência. "A família deve saber como lidar com aquela situação e o grupo de apoio ajuda muito", afirma o morador.

*Pesquisa realizada com 30 moradores da região entre os dias 01/05/2012 e 30/05/2012.

Por Laura Beal Bordin

COMENTÁRIOS

albino elias neto - Sexta-feira, 19 de Outubro de 2012 - 20:42:03 - londrina/PR

emtra no meu fc e veja a como e bom sem droga

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.