Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




FAZENDA RIO GRANDE02/10/2012 - Atualizado em 20/02/2014

Grafiteiros e crianças pintam muro de escola

Parceria entre moradores e escola dá uma nova cara à faixada de ginásio de esportes

 

clique para ampliar clique para ampliarParceria entre moradores e escola dá uma nova cara à faixada do ginásio de esportes (Foto: Vinícius Garcia)

Na manhã do dia 29 de setembro, os moradores do bairro Nações, em Fazenda Rio Grande, participaram de uma oficina de grafitagem no Colégio Estadual Anita Canet. Grafiteiros da região foram até a escola para que, juntamente com as crianças, pudessem mudar o visual dos muros do colégio, que antes era de pichações e agora passa a ter desenhos coloridos.

A ideia da Arte no Muro, desenvolvida pela Rede de Desenvolvimento Local, é usar a arte do grafite para deixar os muros de escolas mais bonitos. Na Fazenda Rio Grande a pichação estava deixando o colégio com aspecto de abandono.

Em parceria com a Rede, a professora Zenaide Antonelo decidiu mudar a situação e a imagem do lugar com uma oficina de grafite, que além de embelezar os muros da escola, levaria um pouco da cultura e da arte dos desenhos aos alunos.

Dois dias antes da ação, os muros do ginásio da escola foram pintados de branco para que os desenhos pudessem ser feitos com qualidade no sábado pela manhã. No dia do evento, com tudo pronto, a arte foi posta em prática e as crianças presentes puderam se divertir e aprender com as latas de tinta em mãos.

Para um dos artistas presentes, Dione Slum, o evento mostra para as crianças o que é o grafite, além de poder passar uma base de quem tem o talento para seguir praticando a arte. "É sempre bom poder mostrar para as crianças que o grafite é diferente da pichação, nós sempre procuramos mostrar uma mensagem com os nossos desenhos. Em um evento como este é que nós podemos perceber quem é que leva jeito para o grafite", disse. "Há várias formas de se passar uma mensagem com o grafite, eu utilizo os desenhos, tem outros artistas que usam as letras, e que não são pichações. Cada um tem o seu estilo de grafite, o importante é que todo mundo entenda o que queremos expressar", finalizou.

Por Vinícius Garcia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.