Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA08/10/2012 - Atualizado em 20/02/2014

Circuito São Francisco mostra a essência do bairro durante o dia

Evento levou centenas de pessoas até o centro histórico e mostrou um lado diferente do bairro

 

clique para ampliar clique para ampliarCena inusitada: cabeleireira Michelle Kelly fez seus penteados na calçada, ocupando o espaço público (Foto: Laura Beal Bordin)

O tempo ajudou, e o sábado de sol foi agitado no bairro São Francisco, centro histórico de Curitiba. O Circuito São Francisco, evento criado pelos empresários que participam da Rede de Desenvolvimento Local do bairro, levou centenas de pessoas até o centro histórico para aproveitar promoções e atrações. O Circuito começou ainda pela manhã, com contação de histórias, enchendo as lojas de crianças. Uma oficina de sucos naturais também aconteceu na calçada, atraindo a atenção dos que passavam. Foram oficinas de aquarela, aromaterapia, danças ciganas, jogo de xadrez e vitrine na rua.

A empresária da loja Álbum, Gabriela Duarte, acredita que o evento ajudou a unir os lojistas da região e mostrar um outro lado do bairro, que normalmente é visto como um bairro de vida noturna, devido a quantidade de bares. "Quem frequenta a região não consome só cerveja", disse. Para Gabriela, o São Francisco nunca fica preso ao convencional, e tem como característica trazer novas tendências de moda e comportamento para as ruas. "A moda, por exemplo, não é feita para ficar dentro do estabelecimento. Moda na rua também é democracia", afirmou. Ela ainda comentou que o Circuito São Francisco buscou levar às ruas uma forma de lazer que envolve o consumo, mas de forma consciente.  

Enquanto as pessoas passavam e observavam as roupas de brechó penduradas em araras na rua, a cabeleireira Michelle Kelly fazia seus penteados na calçada, ocupando o espaço público. Para Michelle, é isso que precisa ser feito. "Existe um mito de violência no São Francisco - na verdade, não é diferente de nenhum outro bairro da cidade", disse. "Nós precisamos ocupar o espaço público. Normalmente, as pessoas se afastam com medo e isso sim é perigoso", comentava Michelle, enquanto realizava seus tradicionais penteados no estilo Pin-Up na calçada da Rua Trajano Reis. Ela ainda concluiu que o evento foi imprescindível para mostrar tudo o que o bairro tem a oferecer. "Tem muito glamour no São Francisco; isso também reflete na cultura".

clique para ampliar clique para ampliarAlém de contação de histórias (foto), quem passou pelo bairro participou de oficinas de aquarela, aromaterapia, danças ciganas, jogo de xadrez e vitrine na rua (Foto: Laura Beal Bordin)

Para a turista Luiza Curzel, que mora em Santa Catarina, visitar o São Francisco foi uma experiência bastante agradável. "Andar nesse bairro parece uma viagem no tempo", comentou. Já a moradora do bairro, Juliana Mayumi, achou a iniciativa dos comerciantes bastante interessante. "Precisamos mesmo ocupar as ruas. Um bairro vazio só gera medo", acredita. Juliana já mora no bairro há algum tempo, mas acredita que o Circuito São Francisco tenha sido uma ótima oportunidade para conhecer o que o local onde mora tem para oferecer. "Eu moro aqui e ainda não conheço grande parte dos estabelecimentos. Essa é a oportunidade", disse.

O evento se concentrou na Rua Trajano Reis, mas também esteve presente em outras partes do bairro. O Casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE), também foi um dos locais abertos à visitação durante o Circuito. O Casarão está sendo reaberto aos poucos e está realizando projetos para transformar o local em um centro ligado à cultura e à literatura. Quem coordena esse processo é Jussara Nascimento, uma das parceiras da Rede e do Circuito São Francisco. Para Jussara, o evento foi importante para acelerar parcerias e incentivar o uso do espaço público. "Já estamos há um ano e meio fazendo a revitalização do Casarão, e isso deve acontecer em breve", disse.

O Circuito encerrou por volta das oito da noite, fechando com um grande sorteio de brindes. 

Por Laura Beal Bordin

 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.