Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA27/09/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Mais de 90% dos moradores do Jardim Botânico não se sentem seguros

Números são de pesquisa feita com moradores; apesar disso, 40% deles desconhecem a existência do Conseg

No dia 23 de maio, os moradores do Jardim Botânico, em Curitiba, reuniram-se no Colégio Hildelbrando de Araújo para avaliar o resultado da pesquisa* de Ativos e Necessidades, que mostra as qualidades e as necessidades do bairro.

clique para ampliar clique para ampliarMoradores do Jardim Botânico buscam alternativas para melhorar a segurança, já que mais de 90% dizem não se sentir seguros no bairro (Foto: Gabrielle Carneiro)

Cerca de 30 moradores estiveram presentes na reunião e, juntamente com oficiais das polícias Militar, Civil e Federal, puderam discutir a principal necessidade do bairro: acabar com a violência. A pesquisa realizada aponta que 93% dos moradores do Jardim Botânico não se sentem seguros no bairro, e mais de 90% dos moradores afirmaram já terem sido assaltados ou conhecer alguém que já tenha sido.

Apesar da situação estar bastante complicada, mais de 40% dos moradores que responderam à pesquisa dizem desconhecer a atuação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), ativo no bairro desde novembro de 2011. Para a presidente do Conseg do Jardim Botânico, Fátima Maia, a situação da segurança já mudou bastante desde a criação do Conselho. A moradora, que resolveu criar o Conseg após passar por seguidos assaltos no bairro, acredita que a participação dos moradores já tem sido um sinal de mudança. "Tudo é uma questão de tempo, mas já conseguimos fazer com que os moradores participem da reunião e percebam a importância da união dos moradores", comentou. Segundo Fátima, os moradores que compareceram à reunião já deram um retorno positivo e afirmaram que vão chamar seus vizinhos para participarem das próximas reuniões. "Já recebi e-mails de moradores que afirmaram convidar mais pessoas", disse. "Só a atuação da comunidade vai fazer com que a violência acabe dentro do bairro", concluiu a moradora.

A união dos moradores para conseguir melhorar a segurança no bairro foi bastante enfatizada tanto pelos oficiais da polícia quanto pelos moradores. Para a moradora Alvanete Nadal, a atuação da polícia aumentou no bairro após a criação do Conseg, mas o trabalho não pode parar. "Não é porque conseguimos uma melhora que iremos nos acomodar, esse é um trabalho contínuo", disse. Alvanete ainda acredita que a mobilização dos outros moradores do Jardim Botânico vai ajudar a fazer a diferença. "Hoje são 30 pessoas que decidem pelos mais de 6000 moradores do bairro", comentou. "Estamos trabalhando para que, mas próximas reuniões, tenha pelo menos um representante de cada rua, para termos certeza que estamos realizando o melhor para todos", concluiu a moradora.

*Pesquisa realizada com 30 moradores do bairro Jardim Botânico no período de 01 a 20 de abril de 2012.

Por Laura Beal Bordin

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.