Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURITIBA04/10/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Hauer planeja construção de pista de skate

Projeto pretende contribuir para a prática do esporte na região

Moradores do Hauer, em Curitiba, reuniram-se no dia 3 de outubro, na igreja Santa Rita de Cássia, para discutir os detalhes finais do projeto de criação de uma pista de skate no bairro. Os integrantes da Rede apresentaram modelos de pistas construídas em outras localidades e debateram como quebrar o preconceito com o esporte.

clique para ampliar clique para ampliarSkate vem se tornando cada vez mais popular no Hauer, mas existem poucas opções de pistas na região (Foto: Raíssa Ribeiro)

O skate é um esporte que vem se tornando cada vez mais popular, principalmente entre os jovens do Hauer, mas existem poucas opções de pistas na região. Os skatistas costumam dividir espaço com outras pessoas, que praticam esportes diferentes, na quadra poliesportiva do bairro. "Nós precisamos ter o nosso espaço, um local melhor para entretenimento", explica Victor Baptista, jovem morador do bairro. Os responsáveis pelo projeto apresentaram três modelos de pista já construída em outras cidades e que poderiam ser adaptadas para o espaço escolhido no bairro.

A comunidade também luta para a quebra do preconceito com os skatistas, que são frequentemente vistos como usuários de drogas. Pistas de outros bairros estão sendo desativadas por reclamações de moradores. Henrique Schimitz, skatista do bairro e integrante da Rede, explica que essa visão é deturpada e que os esportistas se reúnem apenas para praticar o esporte. "Quem está andando de skate não bebe, seria impossível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Infelizmente existem pessoas que vêm de outros locais para fazer isso e a culpa acaba caindo para os skatistas", comenta Henrique.

Um abaixo assinado foi feito para ser anexado ao projeto, que ainda precisa de alguns retoques finais. Os moradores ainda precisam fazer o orçamento da obra e estabelecer as parcerias para um melhor desenvolvimento da ação. Os jovens apoiam a construção da pista para o fortalecimento do esporte e também para conquistarem seu espaço na comunidade.  "Esse projeto é um apoio para os jovens, existem muitos espaços para idosos e crianças, nós também precisamos de um", conclui Victor. Um campeonato de skate foi realizado na região, atraindo cerca de duas mil pessoas, e não houve nenhuma ocorrência policial.

Por Raíssa Ribeiro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.