Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Os moradores do bairro Estação, em Araucária, e que fazem parte da Rede de Desenvolvimento Local, conheceram o projeto “Família Segura” do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Araucária no dia 28 de maio. Também participaram do encontro representantes da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
Os principais tópicos discutidos foram a importância de telefonar para o 190, da PM, para contabilizar as ligações e por meio das estatísticas aumentar as rondas policiais nos horários críticos; bem como para o disque denúncia e a criação do projeto "Família Segura".
“Estamos começando a ampliar o projeto para toda a cidade de Araucária e o próximo local deve ser o bairro Estação. Devemos dar importância à prevenção da segurança e fazer com que a comunidade veja a importância de fazer as denúncias e boletins de ocorrência”, explica Paulo Andrade, coordenador do projeto “Família Segura” do Conseg Araucária.
A ideia do projeto é a mesma do chamado “vizinho solidário” e defende que a segurança deva ser papel da comunidade também e não só da polícia. Mais próximos, uns dos outros, os vizinhos podem ser uma espécie de guardião da sua rua e do seu bairro, alertando outros moradores quando virem algo suspeito na região. “O que a gente precisa é de prevenção. Até já conversei com a minha vizinha ontem e ela disse que vai participar da próxima reunião”, disse Marlei Krul, dona de casa e participante da Rede de Araucária.
A polícia militar respondeu algumas dúvidas dos moradores e ressaltou a importância da realização de boletins de ocorrência e de ligações para o 190 para contabilizar nas estatísticas da corporação.