Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Mostra, que será realizada na Cinemateca de Curitiba, em homenagem ao cineasta italiano Federico Fellini. 2013 é um ano comemorativo dos 50 anos do filme 8 ½, e também os 20 anos do falecimento do diretor que será lembrado em vários eventos no Brasil e na Itália.
Programação:
Dia 05 (3ª feira)
A Estrada Da Vida (Itália, 1954, P&B, 94 min)
Zampanó, o saltimbanco brutamontes de comportamento instintivo que abre seu caminho a golpes de violência, “compra” gelsomina, jovem quase debiloide. Esse pequeno arquipélago humano (Zampanó, Gelsomina e “o louco”) que se forma nos conduz a um grande filme de Fellini, que só as verdadeiras obras de arte são capazes de nos revelar. A presença do circo, da estrada. Vida e arte; e o caminhar constante da procura, cheio de desencontros. Três pessoas, três personagens, três interpretações inesquecíveis. O filme foi vencedor de pelo menos 50 prêmios, entre eles o óscar de melhor filme estrangeiro.
Dia 06 (4ª feira)
E La Nave Vá (França, Itália, 1983, Cor, 128 min)
Junho de 1914. O navio Gloria N. deixa Nápoles levando as cinzas da cantora lírica grega Edmea Tutea, que serão jogadas no mar da Grécia. Entre os passageiros estão diversos artistas e nobres, de vários países. Durante a viagem o navio acolhe refugiados sérvios, o que traz problemas quando ele é abordado por uma embarcação do Império Austro-Húngaro, que tinha declarado guerra à Sérvia.
Classificação: 14 anos
Dia 07 (5ª feira)
La Dolce Vita (Itália, França, 1960, P&B, 174 min)
Foi premiado com a palma de ouro em Cannes por unanimidade, fato inédito na época. É um dos mais marcantes e influentes filmes de Fellini. A doce vida é comentário irônico, amargo e crítico do nosso tempo, contraditório e conflituoso. Sucesso internacional, hoje envolvido por uma aura clássica, ficou famosa a cena de Anita Ekberg na “Fontana di Trevi”.
Classificação: 14 anos
Dia 08 – (6ª feira)
Carta A Fellini e 8 ½ (Itália, França, 1963, P&B, 114 min)
Guido é o cineasta em crise que não consegue encontrar uma ideia para seu próximo filme. Atormentado, começa a ser assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida. Revê sua infância, encontra a amante, a esposa e sua musa, enquanto se preocupa com a realização de um filme. O título Oito e Meio é uma referência à carreira do próprio Federico Fellini, que até então já havia dirigido 6 longas, 2 episódios de filme e um filme co-dirigido com Alberto Lattuada.
Classificação: 14 anos
Bate papo em homenagem aos 50 anos do Filme 8 ½, com convidados e público após a exibição do filme no dia 8 de novembro, às 20h30.
Ingresso: gratuito
Data(s): 03/11/2013 a 08/11/2013 - 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira e domingo
Horário(s): 18h