• HOME
  • >
  • Sesi Cultura
  • >
  • Carlos Reygadas é o último convidado do Ficção Viva II

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




27/05/2013

Carlos Reygadas é o último convidado do Ficção Viva II

Diretor mexicano multipremiado ministra oficina de roteiro em junho em Curitiba. Inscrições abrem nesta quarta-feira

Poucos cineastas contemporâneos colecionam tantos prêmios quanto o mexicano Carlos Reygadas – só no Festival de Cannes, um dos mais concorridos do mundo, ele já foi contemplado quatro vezes: três como diretor e uma como produtor. Nos dias 15 e 16 de junho, ele divide sua trajetória no cinema em um workshop de roteiro no projeto Ficção Viva, em Curitiba, com vagas limitadas a 40 alunos por meio de seleção.

Reygadas é o último convidado desta edição, que teve início em outubro do ano passado, com o cineasta brasileiro Karim Aïnouz. O projeto, que conta com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural, também realizou encontros e oficinas com os cineastas Lucrecia Martel, Miguel Gomes, Kleber Mendonça Filho e Guillermo Arriaga.

Partindo dos roteiros e storyboards de seus principais trabalhos, o diretor tratará de diferentes processos de construção de um filme. Parte dessa discussão estará baseada em temas e obras cinematográficas que são referência para seu trabalho. As inscrições abrem nesta quarta-feira, 22 de maio, e encerram no dia 05 de junho pelo site www.ficcaoviva.com.

O diretor também participa de bate-papo aberto ao público após a projeção de um de seus longas-metragens. A atividade acontece no sábado, 15 de junho, às 20h, no auditório do Museu Oscar Niemeyer. A entrada é franca, com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão.

O convidado

Carlos Reygadas nasceu em 1971, na Cidade do México. Seu primeiro longa-metragem, Japão (Japón, 2002) estreou no Festival de Cinema de Roterdã e recebeu o Caméra d'Or, no Festival de Cannes. Batalha no Céu (Batalla en el Cielo, 2004), seu segundo longa, competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2005. Em 2007, ganhou o Prêmio do Júri do festival francês com seu terceiro longa, Luz Silenciosa, o qual Martin Scorsese considerou uma obra-prima do cinema contemporêneo. Na edição de 2012, recebeu o prêmio de Melhor Diretor por Post Tenebras Lux, ainda inédito no circuito comercial brasileiro. Reygadas é professor na Sarajevo Film Academy, no programa de doutorado dirigido por Béla Tarr, ao lado de cineastas como Aki Kaurismäki, Apichatpong Weerasethakul e Gus Van Sant.

O projeto

Realizado desde outubro de 2012, a segunda edição do projeto Ficção Viva traz seis cineastas ibero-americanos a Curitiba para ministrar oficinas de roteiro e participar de encontros abertos ao público. O ciclo teve início com o brasileiro Karim Aïnouz, diretor de filmes como Madame Satã e O Céu de Suely. Em novembro, foi a vez do mexicano Guillermo Arriaga, vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes por Três Enterros. Em 2013, o projeto recebeu Kleber Mendonça Filho – diretor do mundialmente premiado O Som ao Redor –, o português Miguel Gomes – cujo terceiro longa-metragem, Tabu, integrou as principais listas de melhor filme do ano de 2012 – e a argentina Lucrecia Martel, roteirista e diretora de O Pântano, considerado o melhor filme produzido na América Latina nos anos 2000. O mexicano Carlos Reygadas encerra a segunda temporada do Ficção Viva em junho. Em agosto haverá o lançamento de um livro que reúne entrevistas e trechos das oficinas com todos os convidados desta edição.

Ficção Viva II tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural e conta com a parceria do SESI-PR, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba. O projeto também tem o apoio cultural do restaurante Île de France, da Aldeia do Beto, do jornal Gazeta do Povo e da RPCTV.

Serviço:

Ficção Viva II – O Roteiro Cinematográfico

Workshop com Carlos Reygadas:

15 e 16 de junho (sábado e domingo) das 10h às 12h e das 14h às 17h
Inscrições até 05 de junho pelo site www.ficcaoviva.com
Investimento: R$ 160 (apenas para os selecionados)
Informações pelo e-mail info@ficcaoviva.com ou pelo fone 41 3324-3377

6º Encontro:

15 de junho (sábado) às 20h
Exibição de longa-metragem de Carlos Reygadas, seguida de conversa com o diretor mexicano.
Local: Auditório do MON – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico) Entrada franca. Distribuição de ingressos 01 hora antes do evento.

Mais informações:

www.ficcaoviva.com

www.facebook.com/ficcaoviva

info@ficcaoviva.com

55 41 3324-3377

Eventos na sua cidade