Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná – Fiep, Edson Campagnolo, inaugurou oficialmente, na noite dessa segunda-feira (02), o mais novo espaço cultural do Serviço Social da Indústria - Sesi, em Curitiba. Trata-se do Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, instalado no casarão onde morava o primeiro presidente da Federação, que dá nome ao espaço, e oferecerá para o público uma ampla programação cultural.
Considerada um marco arquitetônico, a casa, que tem 120 anos de construção e fica na região central de Curitiba, sempre esteve ligada à cultura, com a presença de artistas da família Stockler de França e a realização de saraus e reuniões artísticas. Além de um dos fundadores da Fiep, Heitor Stockler de França foi o primeiro presidente da entidade, entre os anos de 1944 e 1958. Em função disso, a casa dispõe de um acervo composto por diversas publicações que remetem à história da Federação e outras instituições que compõem o Sistema Fiep, especialmente Sesi e Senai.
Parte dessa história pôde ser vista na inauguração do Centro Cultural, durante as visitas guiadas, realizadas por artistas que, de forma lúdica, conduziram os presentes por toda a casa, apresentando um pouco mais da história da indústria paranaense e de Heitor Stockler de França.
Durante o evento também foi firmado um termo de convênio entre o Sesi e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), para que as entidades trabalhem em parceria no desenvolvimento das ações do Centro Cultural.
O Centro Cultural passará ainda por um restauro da casa, além da construção de um Café e uma sala multiuso no jardim, para agregar uma programação de shows, teatro e exposições, deixando a casa para receber uma programação mais ligada à memória.
Confira mais fotos da inauguração aqui.