• HOME
  • >
  • Sesi Cultura
  • >
  • Orientadores do Núcleo de Dramaturgia Audiovisual Sesi PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




22/05/2013 - Atualizado em 10/06/2013

Orientadores do Núcleo de Dramaturgia Audiovisual Sesi PR

Conheça os orientadores do projeto

Leandro Saraiva

Bacharel em Ciências Sociais, e com graduação, mestrado e doutorado na área de cinema, Leandro Saraiva foi professor do Depto de Imagem e Som da UFScar, de onde saiu para assumir a Gerência de Conteúdos Colaborativos da TV Brasil. É autor do Manual de Roteiro  - Manuel, o primo pobre dos manuais (Conrad, 2004) e de vários artigos e capítulos em livros e revistas da área. Foi roteirista das séries televisivas Cidade dos Homens (02/Globo, termporada 2003) e 9 mm (temporada piloto, 2009) e coordenador geral do Ponto Brasil (programa colaborativo da TV Brasil, 2009). Atualmente é diretor geral e coordenador de roteiro do programa humorístico Na Batalha (TVT/São Bernardo, em gravação) e editor de cultura e critico de cinema da revista Retrato do Brasil.

 

Rubens Rewald

Professor Doutor da ECA/USP, na área de Dramaturgia Audiovisual, escreveu e dirigiu o longa-metragem CORPO em 2007 (selecionado para os festivais de Montreal, Palm Springs, India, Rio, São Paulo, Tiradentes, Premio de melhor filme estrangeiro no Festival de Los Angeles), o documentário ESPERANDO TELÊ em 2009 (Rio, Tiradentes) e os curtas CÂNTICOS em 1991 e MUTANTE em 2002 (Festival de Clermont Ferrand, prêmio de melhor curta na Jornada da Bahia). Atualmente está lançando seu novo longa SUPER NADA, no qual ganhou Prêmio de Melhor Ator no Festival de Gramado 2012 e Prêmio Especial do Juri e de Melhor filme na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio 2012. Lançou o livro CAOS/DRAMATURGIA pela Editora Perspectiva. É o Presidente da Associação Paulista de Cineastas (APACI).

Lina Chamie

A cineasta Lina Chamie trabalhou durante mais de 10 anos no departamento de cinema da New York University, em Nova Iorque, onde se graduou (Cum Laude) e obteve seu mestrado. Lina Chamie roteirizou e dirigiu os seguintes longa-metragens: “Tônica Dominante” (2001) que lhe rendeu, entre outros prêmios, o Kodak Vision Award/WIF, em Los Angeles, e o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte, em 2001; “A Via Láctea” (2007), estréia mundial na Seleção Oficial no Festival de CANNES, Prêmio “Casa de América”, Madrid/Espanha, com participação em mais de 80 festivais pelo mundo recebeu inúmeros prêmios e reconhecimento da crítica nacional e internacional; “Santos 100 Anos de Futebol Arte” (2012), filme oficial do centenário do Santos F. C.; “Os Amigos” (2013) seu quarto longa metragem será lançado neste ano e “São Silvestre” longa documentário tem lançamento previsto para o final de 2013.

 

Aleksei Abib

Aleksei Wrobel Abib é mestre em Literatura, com especialização na Universidade Livre de Berlim, autor e produtor de cinema. Entre seus principais trabalhos, somam os roteiros de “A Via Láctea”, o documentário de longa-metragem “O Último Kwarup Branco” e a novela “Água na Boca”, da Band. É ainda autor de roteiros premiados de curtas-metragens como “Infinitamente Maio” e “O Encontro”. Tem ampla atividade na área de consultoria de roteiros junto à O2 filmes e Rede Globo; capacitador em dramaturgia audiovisual para a Ancine; consultoria para projetos individuais de cinema e Tv de cineastas como Tata Amaral, Petra Cosa, Domingos Oliveira, Caru Alves de Souza, entre outros.  “Brasil Maravilha”, seu premiado curta de estréia na direção, foi exibido em mais de quarenta países, com passagem, entre outros, pelos festivais de Berlim e Rotterdam.

Ana Johann

Roteirista e cineasta, Ana Johann graduou-se em jornalismo e fez especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens pela PUC-PR (2203) e especialização em documentário pela Universidade de Barcelona (2005). Atualmente é mestranda do curso Comunicação e Linguagem, com linha de pesquisa em audiovisual. Dirigiu e roteirizou o curta “de tempos em tempos” (2007) e o media-metragem “abaixo do céu” (2010), ambos documentários. UM FILME PARA DIRCEU é seu primeiro longa-metragem onde ganhou um prêmio especial de júri no 45 Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e tem passado por importantes Festivais no Brasil. Atualmente Ana ministra aulas de roteiro e documentário, faz seus próprios projetos e atua como freelance de roteiro.  Mais informações no site www.capicua.com.br

Jessica Candal

Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual pela ECA-USP, com ênfase em direção de fotografia e roteiro. Dirigiu o documentário "O Espelho de AnA" e co-dirigiu o documentário “Kino Clown – Sob o Risco do Ridículo”, com Bruno Mancuso e Camila Jorge. Em 2012 fez a curadoria da mostra “Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres”. Desde 2006 é integrante do “Entretantas Conexão em Dança”, no qual atua como vídeo-artista. Paralelamente à produção artística, trabalha na área da educação. As produções de seus alunos foram exibidas e premiadas em diversos festivais nacionais. Atualmente desenvolve o roteiro de longa-metragem “Horizonte”, no Núcleo de Dramaturgia Audiovisual – SESI, e cursa a especialização em Poéticas Visuais - EMBAP.

Eventos na sua cidade