Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Núcleo de Dram. Cinema29/05/2012

Entrevista com Leandro Saraiva

 

clique para ampliar clique para ampliarLeandro Saraiva (Foto: Promoção)

Neste mês começam as atividades do Núcleo de Dramaturgia Cinematográfica Sesi/PR. Com a parceria das empresas Olho Vivo, Livrarias Curitiba e RPC TV, o Núcleo de Dramaturgia Cinematográfica promoverá encontros quinzenais com o autor, roteirista e crítico de cinema Leandro Saraiva, além de oficinas de produção criativa, com o produtor e realizador Rune Tavares. Em entrevista para a Agenda Cultural, Leandro Saraiva conta um pouco mais sobre o legado dessa iniciativa para a área cinematográfica.

Agenda Cultural: O que a cena cinematográfica curitibana ganha com a criação do Núcleo?

Leandro Saraiva: A proliferação digital está caminhando para a centralização da produção cultural, e isso vai continuar. O centro está em toda a parte. Não são só as possibilidades de produção e circulação que se multiplicam neste processo: são as formas da experiência. No fundo, são os modos de ver e sentir o que é estar vivo. E só nós estamos vivos como e onde estamos, com a nossa história. E contar isso pro mundo multiplica a vida de todos.

AC: O Núcleo teve um número expressivo de inscrições. Isso reflete alguma tendência?

LS: A gente percebe que por toda parte as pessoas estão se reunindo pra juntar forças e trocar ideias de expressão cultural. Acho que isso está ligado à necessidade de criação. Quer dizer, não éque já existisse uma demanda - algo do tipo "faltam roteiros". É a pressão criativa que vai criando demandas, acredito. Ainda que isso cause desequilíbrios de mercado - excesso de projetos para poucas oportunidades reais de execução - este mercado só se expande com processos deste tipo.

AC: Por fim, o que mais podemos destacar dentro do projeto?

LS: Gostaria de salientar a importância do processo de desenvolvimento de projetos. Creio que nos últimos anos começamos a dedicar mais tempo e recursos para o desenvolvimento de projetos, o que inclui não só o roteiro, mas o conjunto do projeto. Estamos todos aprendendo a tratar nossas criações com o cuidado que elas merecem, e isso é ótimo. No caso de nossos encontros do Núcleo, fizemos questão de associar roteiro e produção criativa, para que fique claro que não basta escrever. Criar projetos audiovisuais tem algo de escrever poesia, e também algo de projetar uma nave espacial. Aliás, o trabalho da NASA é bem poético, não é?

 

Eventos na sua cidade