22/01/2020 - Atualizado em 04/02/2020

Tudo que você precisa saber sobre o Colégio Sesi Internacional

Estudar em um ambiente internacional, aprendendo não só com uma segunda ou terceira língua, mas com a vivência de novas culturas, a valorização do pluralismo de ideias e o desenvolvimento de habilidades linguísticas de forma efetiva. Estes são os diferenciais do estudante que frequenta o Colégio Sesi Internacional. Com uma metodologia diferenciada, a escola se destaca por tornar o aluno protagonista no processo educacional. "Espera-se que o aluno domine os conhecimentos construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva", conta João Augusto Mariussi, da Gerência de Educação do Sistema Fiep. 

Estudos como o da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, já comprovaram que a fluência de um idioma estrangeiro favorece o aprendizado, aumenta a retenção e absorção de informações, auxilia no desenvolvimento pessoal por meio da possibilidade de conhecer novas culturas e hábitos e proporciona melhores oportunidades acadêmicas e de trabalho. 

"O aluno desenvolve a capacidade de aprender continuamente e, portanto, de promover sua autonomia intelectual, permitindo fazer escolhas para o futuro com mais consciência e responsabilidade; tem habilidades para prestar vestibulares e avaliações em larga escala, ingressar através de avaliações em instituições universitárias e desenvolve habilidades relacionais, para trabalhar em equipe de forma cooperativa", esclarece Reinaldo Rodrigues Dos Santos, coordenador do Colégio Sesi Internacional -  Trilíngue, de Foz do Iguaçu (PR). 

Metodologia

No ensino bilíngue, duas metodologias de ensino ganham destaque: CLIL e PBL. A primeira significa "ensino integrado de linguagem e conteúdo", e foca em competências linguísticas para aprimorar o desenvolvimento de soft skills como colaboração, criatividade e pensamento crítico, por exemplo. Já PBL significa aprendizagem baseada em problemas e, como o próprio nome diz, é a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema. "Na aula, acontecem discussões em grupos sobre os desafios apresentados, e, desta forma, a participação de cada aluno se torna essencial, incentivando o trabalho em grupo e a comunicação", lembra João. 

Em conformidade com o MEC, as disciplinas pertencentes à Base Nacional Comum Curricular são ministradas em Língua Portuguesa, mas outras disciplinas existentes na matriz curricular da escola são em inglês e também em espanhol, no Colégio Trilíngue. Entre as matérias ofertadas na Língua Inglesa, estão Art, WritingEthics and Citzenship, Nature Science, Applied ScienceTechnological StudiesPhysical Education além de History e Geography. No trilíngue, há 11 disciplinas ministradas em português, seis em espanhol e seis em inglês. "Além das aulas, os estudantes podem participar do Language Lab, que garante a evolução da proficiência na língua portuguesa e espanhola, e do High School, dupla certificação nacional e internacional", destaca Reinaldo. Em 2019, o Colégio passou a ofertar a educação bilíngue também para o Ensino Fundamental.

Em 2017 as unidades do Colégio Sesi Internacional ficaram entre as 20 escolas mais inovadoras do Brasil e entre as 120 no mundo, recebendo o reconhecimento pela metodologia diferenciada que faz uso de ferramentas da Microsoft. O selo Showcase School, concedido pela empresa norte-americana, premiou as unidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel. 

Conheça as oficinas de aprendizagem

Nas Oficinas de Aprendizagem os jovens, de forma integrada, solucionam desafios propostos pelo professor. "As oficinas são temáticas e tem uma problemática relacionada ao assunto escolhido pelo estudante para ser trabalhado no trimestre. As disciplinas, de modo interdisciplinar, dão ferramentas para que o desafio seja resolvido ao longo do trimestre. Assim, os alunos trabalham em equipe com o propósito de desenvolver além de habilidades cognitivas pela pesquisa, também a competência relacional pelos papeis que devem desempenhar", pondera Reinaldo.  Os temas das oficinas são elaborados pelos professores, considerando temáticas curriculares, e são ofertados aos alunos independentemente de sua série de matrícula. "O destaque fica a cargo do protagonismo do aluno que se torna principal agente responsável pelo processo de aprendizagem",  explica João Augusto Mariussi. 

Language Lab

A língua estrangeira, além de presente nas disciplinas e atividades diversificadas, é estudada sistematicamente no Language Lab, que acontece no espaço curricular do estudante. "É no Language Lab que ocorre o estudo da língua de forma intensiva. As aulas e agrupamento dos estudantes estão de acordo com o nível de proficiência de cada um. Esse nível é determinado por uma prova que o aluno realiza no início do ano.  Para a sistematização do ensino da língua, os alunos utilizam materiais produzidos por universidades consagradas", lembra Mariussi. 

High School

Voltado para alunos do Ensino Médio, o High School é o sonho de muitos jovens. Se antes para conseguir uma vaga em uma universidade americana era preciso se mudar para os Estados Unidos e interromper os estudos no Brasil, com o programa High School do Colégio Sesi Internacional, tudo ficou mais fácil. A iniciativa permite que o estudante curse as disciplinas americanas (créditos) a distância enquanto mantém as aulas presenciais do currículo brasileiro. Assim que terminar os estudos, ele terá os dois diplomas e isso lhe possibilitará inúmeras oportunidades fora do país. 

Docentes

Para educar nossos estudantes, contamos com docentes altamente qualificados. "Os professores possuem, na sua grande maioria, tanto certificados como proficiências, e alguns são nativos da língua estrangeira", esclarece Reinaldo. Entre as certificações dos docentes, estão os exames da universidade de Cambridge e também o ETS TOEFL. 

Novidade: educação trilíngue

Neste ano, a unidade do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), passará a ter aulas em português, inglês e espanhol. O ensino médio trilíngue proporcionará aos alunos o domínio na comunicação oral e escrita nos três idiomas. As aulas serão ministradas em um ambiente multicultural, dentro do Parque.

Seu filho merece uma formação que o prepare não apenas para o mercado trabalho, mas principalmente para o futuro, onde a autonomia, a criatividade e as inovações, farão ele ir ainda mais longe.  Gostou e quer saber mais sobre o Colégio Sesi Internacional? Temos boas notícias: estamos com o período de transferências abertos para o segundo semestre de 2019. Mas, atenção para o prazo: as aulas têm início em 22 de julho e as vagas são limitadas. Matrículas e consultas sobre disponibilidade de vagas para o segundo semestre podem ser feitas diretamente na secretaria de cada unidade.

Para mais informações, acesse www.colegiosesi.com.br/internacional/.