21/05/2020

Temas de Biologia para ter na cabeça nas provas de vestibulares e ENEM

Confira as dicas de temas concedidas pelo professor Pedro Henrique de Freitas, do Colégio Sesi de Londrina

A Biologia é uma das grandes disciplinas da área das Ciências da Natureza cobradas em vestibulares de todo o país e ENEM. Mas neste ano, com o novo coronavírus, quais serão os temas principais de Biologia abordados nas provas? Será que o assunto destaque será a pandemia mundial? Para esclarecer esta e outras dúvidas, nós convidamos o professor de Biologia Pedro Henrique De Freitas, do Colégio Sesi Internacional de Londrina e do Colégio Sesi de Londrina.

“Ao observar as provas anteriores, de ENEM e vestibulares, é bem evidente que as provas se atentam aos acontecimentos atuais e evolução do conhecimento científico. As questões têm solicitado ao candidato refletir e propor soluções em temas problemas ambientais, saúde pública, genética e evolução”, explica o docente.

Quer saber o que mais será abordado nas provas? Confira os principais conteúdos que cairão na prova de Biologia, indicados e descritos pelo professor de biologia Pedro Henrique De Freitas:

ECOLOGIA - perguntas sobre questões ambientais geralmente estão em todas as provas de grandes vestibulares e ENEM, mas, atenção: é necessário estar atento aos acontecimentos do cotidiano e relacionar os conceitos vistos nas oficinas. Se atente na resolução de problemas, procure entender as interrelações entre os seres vivos e os impactos causados pela quebra dessas relações. Dê uma atenção aos impactos ambientais, a utilização dos recursos naturais, sustentabilidade e biodiversidade.

Este conteúdo possui muitos termos específicos e será mais fácil de compreendê-los se você conseguir visualizar as relações na natureza. Algumas animações apresentam esses conceitos de forma bem dinâmica. Você já assistiu o novo Rei Leão? O filme mostra bem o “Ciiiiiiiiiclo da vidaaaa”! Outro filme bem bonitinho é o “Procurado Nemo”, que aborda várias relações ecológicas e, claro, tem a Dory – que faz todo o tempo valer. Lembre-se: continue a nadar!

SAÚDE PÚBLICA - tenho certeza de que você já falou com os colegas: "Certeza que as provas vão falar sobre Coronavírus”. Mas, calma: os vestibulares não costumam ser tão óbvios. De qualquer forma, esse tema atual possibilita entender vários assuntos que sempre são recorrentes nas provas, como por exemplo a vacinação, transmissão de doenças, parasitoses, vetores, entre outros.

Lembre-se que vivemos em um país de dimensão continental e procure conhecer realidades de outras regiões e a história da saúde pública no Brasil. Além de entender as características dos seres vivos envolvidos nesse assunto, é necessário avaliar propostas que busquem a saúde coletiva e individual.

A saúde pública é um assunto recorrente na mídia, não faltam fontes e dados, porém, mais importante do que reconhecer todas as doenças, sintomas, tratamentos, entre outros, é necessário analisar as situações e propor medidas de contenção. O filme “Contágio” apresenta o assunto de uma forma bem interessante, apresentando todos os passos de uma epidemia e os aspectos envolvidos.

GENÉTICA - a Genética apresenta duas vertentes bem definidas: a Mendeliana e a Molecular, e as duas estão presentes em grandes vestibulares. As técnicas de utilização do DNA, Organismos Geneticamente Modificados e clonagem sempre aparecem nas provas. É importante revisar os conceitos de Genética Básica: Genótipo, Fenótipo, Homozigoto, Heterozigoto etc.

Uma das habilidades do Enem se aplica diretamente nesse conteúdo, que é a discussão sobre a ética na biotecnologia. Para propor essa reflexão, indicaria assistir ao filme “A ilha”, que apresenta uma sociedade futurística onde a ética é questionável. Além disso, “Jurassic World” traz conceitos de genética molecular, dogma da biologia, DNA recombinante e ética.

EVOLUÇÃO - as duas teorias evolutivas as vezes se misturam na nossa cabeça, mas é preciso diferenciar bem os pensamentos do Darwin e do Lamarck. Uma dica legal é procurar entender como os dois analisariam a mesma situação. Tente responder a pergunta: na visão de Darwin e de Lamarck, o gafanhoto é verde por morar na grama ou mora na grama por ser verde?  

 Busque também compreender árvores filogenéticas e as características adaptativas dos seres vivos e suas relações. O filme “O desafio de Darwin” apresenta a forma que ele coletou os dados e chegou às conclusões da sua teoria, e o mais legal: tem no Youtube.

 Para finalizar, indico buscar provas anteriores do Enem e de vestibulares de faculdades que você pretende cursar e resolver as questões. Dessa forma, você consegue compreender a maneira que o conteúdo é cobrado, pois essas provas, exigem análise de informações presentes em gráficos, tabelas e interpretação de texto.

É claro que estar a par de todos os conteúdos é importante, não estou dizendo para você deixar de lado os outros conteúdos, mas aqui eu trouxe algumas dicas de quais assuntos vale a pena prestar mais atenção.

Boa prova, pessoal!