22/01/2020

Repelente natural contra o Aedes aegypti? Já existe e foi criado por um aluno do Colégio Sesi

A jornada de Rhyan Basi no Sistema Fiep começou em 2016 quando entrou no ensino médio do Colégio Sesi e no curso técnico em Eletromecânica pelo Senai no Paraná. Foi presidente do grêmio estudantil do Colégio Sesi Cascavel e faz parte da comissão de formatura e da Câmara Jovem, onde são debatidos assuntos importantes entre os jovens da cidade.

O repelente natural contra o Aedes aegypti

Em meio aos projetos sociais realizados pelo Colégio Sesi, Rhyan se deparou com os problemas que o mosquito Aedes aegypti havia trazendo para a sociedade: surtos de dengue, chicungunha e zika vírus.

O aluno e a professora da disciplina de Química iniciaram, então, uma pesquisa de campo no bairro do colégio para entender como as pessoas se preveniam com o perigo eminente. Perceberam que a comunidade não estava tão alarmada com o assunto e começaram a estudar maneiras de criar uma conscientização local.

Durante as aulas, conseguiram chegar ao resultado do repelente natural à base de cravo da Índia e a vela de citronela, ambos agentes combatentes do Aedes aegypti. "Foi uma grande intervenção social no bairro e fizemos a produção de um repelente natural e eficaz que pode ser usado em adultos e crianças e também contra outros insetos. Além disso distribuímos sacos de lixo para a comunidade", comentou o aluno durante a edição 2018 do evento VOA - Vozes do Amanhã, em Cascavel.

Assista ao depoimento: