05/03/2020

Programa socioemocional promove acolhimento para estudantes

Um estudo realizado pela Universidade Columbia, nos EUA, concluiu que investir na inteligência socioemocional das crianças tem reflexos positivos em toda a comunidade: a cada dólar investido nas crianças, 11 dólares voltam para a sociedade. No Brasil, iniciativas já vêm ocorrendo para trabalhar esse tema no ambiente escolar. O Programa de Acolhimento e Valorização da Vida – PRAVIDA é um exemplo desse trabalho e existe desde 2017 no Sistema Fiep. “O programa reforça, de forma preventiva e interventora, os fatores de proteção em nossa rede de ensino. Além disso, promove o acolhimento de estudantes expostos a fatores de risco que venham a comprometer a sua saúde mental e causar desequilíbrio nas relações intrapessoais e interpessoais”, relata Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

A função do PRAVIDA é apoiar a construção de um espaço acolhedor aos alunos de todas as casas do Sistema Fiep: Sesi, Senai e IEL, por meio de profissionais da própria instituição de ensino, estudantes e seus familiares. O objetivo é auxiliar os estudantes a reconhecerem os próprios sentimentos, medos e anseios, a compreenderem as outras pessoas criando um ambiente escolar saudável.

O caminho trilhado por esse Programa percorre a capacitação de equipes de profissionais, em cada unidade, o planejamento de ações locais e o monitoramento de indicadores. Na formação das equipes PRAVIDA, leva-se em conta o perfil dos colaboradores para o acolhimento, que são capacitados de modo a instrumentalizá-los para a percepção, escuta e apoio aos estudantes que, sem um olhar atento e treinado, não seriam notados em suas fragilidades socioemocionais. Outra linha de atuação é o trabalho de prevenção, que inclui a sondagem de temas relevantes da comunidade escolar, plano de ação por escola, bem como a sensibilização de alunos e responsáveis. O PRAVIDA conta com uma equipe gestora estadual, que acompanha, orienta e apoia as equipes locais durante todo o processo.

Esta rede de atenção interna se conecta à rede de atendimento externa que é composta por instituições públicas e privadas, tais como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Faculdades e Universidades, por meio de suas clínicas-escola; planos de saúde e profissionais liberais da área de saúde mental; Conselhos Tutelares e o Ministério Público.

Somente em 2019, o programa esteve em 12 unidades do Sistema Fiep acolhendo estudantes do ensino médio, profissionalizante, de qualificação, técnico e superior. Em 2020 passará a acolher alunos de todas as unidades, desde a educação básica até o ensino superior.

O PRAVIDA foi desenvolvido de modo a trazer maior segurança a todos os envolvidos, com a clareza do papel dos profissionais que atuam na educação e de seus limites no apoio à saúde socioemocional dos estudantes.