22/01/2020 - Atualizado em 06/02/2020

Prepara a pipoca: 20 filmes e séries para assistir e ficar expert para o Enem e vestibulares

Quem disse que estudar precisa ser chato? O Enem e os vestibulares estão se aproximando e não é hora de ficar para trás nos estudos. Além disso, quanto mais conhecimento de mundo você adquirir melhor para sua vida profissional e pessoal, não é mesmo? Por isso, fizemos uma lista de filmes para você aprender de forma interativa e fixar ainda mais os conteúdos abordados no Ensino Médio, de uma forma divertida e prática.

Prepara a pipoca que a lista é grande:

Entender a história dos Estados Unidos é fundamental para quem quer ter boas notas nas provas!

House of cards

A série, além de intrigante e viciante, tem temas que podem ser abordados por diversas provas: política eleitoral, terrorismo, relação internacionais e globalização.

12 anos de escravidão

O longa metragem aborda, de forma reflexiva, como era a escravidão no século XIX.

Histórias cruzadas

Este é mais um filme de temática sociológica e histórica. Uma escritora branca abala o Mississipi dos anos de 1960 ao entrevistar empregadas domésticas negras e divulgar suas histórias. 

Amistad

Amistad acontece no ano de 1839 a bordo do navio negreiro La Amistad. O filme retrata sobre a escravidão e lutas sociais da época, onde o navio é tomado pelos escravos que eram transportados para os Estados Unidos. O enredo gira em torno do julgamento e libertação dos escravos.

A 13ª Emenda 

Este documentário traz dados sobre a escravidão não ter desaparecido nos EUA, mas se transformado na exploração do trabalho da população carcerária.

 

Se a ideia é entender mais sobre geopolítica internacional, veja nossas sugestões:

A Lista de Schindler

O filme, dirigido por Steven Spielberg, retrata o período sobre a perseguição dos judeus pela Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. A história é sobre um empresário alemão que salvou mais de mil judeus, empregando-os em sua fábrica. O filme é indicado para estudar sobre o Holocausto.

Território Restrito

Lançado em 2009, Território Restrito traz um contexto de um tema amplamente abordado pela mídia e debatido hoje: a imigração ilegal.

The Crown

The Crown aborda a história da Inglaterra, com a Rainha Elizabeth II no trono. A série nos leva ao ano de 1950, mostrando a realidade da família real britânica da época.

Narcos

Com a ascensão de Pablo Escobar, as autoridades dos EUA e da Colômbia entendem que o chefe do cartel está disposto a tudo para manter o seu império.

Hotel Ruanda

Um conflito em 1994 em Ruanda resultou na morte de quase um milhão de pessoas em cem dias. O filme é recomendação certa para quem quer entender mais sobre conflitos no território africano.

Cruzada

Conteúdo obrigatório no Ensino Médio, o filme retrata os acontecimentos das Cruzadas, famosas expedições religiosas e militares da Idade Média.

Lemon Tree

Uma plantação de limões é o pano de fundo para abordar a questão da difícil convivência entre palestinos e judeus. 

 

Quer saber um pouco mais sobre o Brasil? Veja esses filmes:

Tropa de Elite

Amplamente conhecido e assistido no país, Tropa de Elite retrata a violência urbana na cidade do Rio de Janeiro junto com a ajuda do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Getúlio

O filme de 2014 retrata os 19 últimos dias da vida de Getúlio Vargas, presidente populista do Brasil.

Olga

Este longa metragem, produzido em 2004, retrata a situação política no Brasil na Era Vargas durante a ascensão de Hitler na Alemanha, contando a história de Olga Benário e Luís Carlos Prestes.

O que é isso, companheiro?

O filme conta com a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969 por integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro e da Ação Libertadora Nacional (ALN), que lutavam contra a ditadura militar instalada no país em 1964. A história é indicada para estudar sobre os movimentos de resistência perante o governo militar e o AI-5.

 

Para entender questões ambientais, assista:

Chernobyl

O seriado, que fez sucesso em 2019, mostra detalhadamente a história da explosão de um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl - maior desastre da produção de energia nuclear no mundo.

Okja

Este filme traz questionamentos sobre as relações entre homens e animais, trazendo reflexões sobre o consumo de carne e suas implicações morais. 

A Última Hora

O documentário, produzido em 2007 por Leonardo DiCaprio, aborda questões ambientais da Terra, mostrando como o planeta está chegando em sua última hora.

 

O uso das tecnologias em excesso pode ser assunto de redação, por isso assista:

Black Mirror

A série de ficção científica, que foi criada em 2011 e conquista cada vez mais fãs pelo mundo até hoje, propõe uma reflexão sobre o uso excessivo das tecnologias. Black Mirror cria histórias pensadas para um futuro próximo onde a natureza humana e a tecnologia de ponta entram em um perigoso conflito. 

Agora é só assistir os filmes, estudar bastante e arrasar nas provas! ;)