Prêmio Escola Solidária 2011

Colégio Sesi de I Rio Negro com o projeto "Colégio Sesi por um mundo melhor: biologia e consumo consciente e sustentabilidade".

O Colégio Sesi Ensino Médio de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, e o Colégio Sesi de Assaí, na região Norte, conquistaram o Selo Escola Solidária 2011 e agora fazem parte da Rede de Escolas Solidárias do Paraná. Criado em 2003, o Selo reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. Até hoje 23.690 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros já receberam a certificação. No Paraná, são 1.433 escolas credenciadas.

O Selo Escola Solidária é concedido a cada dois anos e é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com o Ministério da Educação, Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef.
O desenvolvimento das ações reuniu alunos, pais, professores, funcionários e comunidade. Entre as atividades desenvolvidas destacam-se as campanhas internas e externas de conscientização para a separação correta do lixo e consumo sustentável; distribuição de mudas nativas e informação sobre consumo saudável de produtos; aproveitamento de óleo de cozinha vegetal na produção de sabão; e palestras educativas no ambiente escolar e em outras instituições.O projeto "Colégio Sesi por um mundo melhor: biologia e consumo consciente e sustentabilidade" garantiu o prêmio ao Colégio Sesi Rio Negro. A ideia surgiu das discussões nas aulas de biologia sobre a importância da conservação do planeta e da sustentabilidade de modo geral, não só voltada para a justa causa em prol do meio ambiente, mas também o debate essencial sobre a ética para o desenvolvimento sustentável.