22/01/2020 - Atualizado em 04/02/2020

Mercado competitivo busca por profissionais bilíngues

O mundo globalizado e hiper conectado exige cada vez mais competências daqueles que pretendem conquistar um lugar de destaque. Desenvolver novas habilidades, entender diferentes realidades e cenários, se adaptar às tecnologias e, principalmente, ter fluência em outras línguas são importantes diferenciais para o currículo de crianças e jovens de todo o mundo.

Segundo pesquisa realizada pelo site de busca de empregos Catho, apenas 5% da população brasileira fala um segundo idioma e menos de 3% tem fluência em inglês. Por isso, o aprendizado pode ser uma grande oportunidade: de acordo com o estudo, além de todo o conhecimento e cultura que se adquire ao saber outro idioma, quem fala outra língua tem 52% de chances de receber um salário mais alto. 

Ok, mas qual é a melhor solução para o seu filho?

Bem, se você está se perguntando o que fazer para ofertar uma educação de qualidade com bom custo benefício para seu filho e ao mesmo tempo deseja prepará-lo para a vida e mercado de trabalho, atente-se para a educação bilíngue e trilíngue já no ensino fundamental. Quanto mais cedo o estudante começa a aprender diferentes línguas, mais fácil será esse aprendizado a longo prazo. Jacielle Feltrin, coordenadora de Educação Básica da gerência executiva da Educação do Sistema Fiep, explica que o ensino bilíngue vai muito além da inserção de um novo idioma na grade curricular: inclui experiências ampliadas com o idioma e a vivência de uma nova cultura. Assim, os alunos saem capacitados para conversar fluentemente sobre qualquer assunto.

Atente-se

Antes de optar por uma escola internacional ou bilíngue para seu filho, saiba que há diferenças entre aprender o idioma e aprender pelo idioma. Segundo especialistas, o aprendizado pela língua estrangeira é chamado de 'English as a Medium of Instruction' (EMI) e consiste na utilização da mesma como ferramenta de ensino para obter o resultado da proposta pedagógica. Em outras palavras, disciplinas como ética e artes, por exemplo, são ministradas também em outro idioma. No Colégio Sesi Internacional, esse aprendizado traz ainda mais benefícios ao estudante: aqui, o aluno adquire maior desenvoltura, conhecimento de mundo, atua na resolução de problemas e desenvolve seu lado social, cognitivo e intelectual.

Para a preparação do aluno, são propostos desafios para que eles coloquem em prática o que aprendem. Para isso, o Colégio disponibiliza um ambiente multicultural voltado à internacionalização e inovação, onde o aluno aprende com o Language Lab, com os Afterschool Workshops (atividades extracurriculares como fotografia, teatro e culinária) e as Oficinas de Aprendizagem. Outra possibilidade é o intercâmbio realizado em parceria com instituições internacionais. Neste caso, os estudantes têm a chance de fazer uma viagem ao exterior, na qual frequentam aulas de inglês, realizam atividades culturais e conhecem pessoas, empresas e universidades. Assim, o aluno constrói uma boa base para uma carreira de sucesso.

O método de ensino da escola é tão eficaz que em 2017 as unidades do Colégio Sesi Internacional ficaram entre as 20 escolas mais inovadoras do Brasil e entre as 120 no mundo, recebendo o reconhecimento pela metodologia diferenciada que faz uso de ferramentas da Microsoft. O selo Showcase School, concedido pela empresa norte-americana, premiou as unidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel.

 

High School

Voltado para alunos do Ensino Médio, o High School é o sonho de muitos jovens. Se antes para conseguir uma vaga em uma universidade americana era preciso se mudar para os Estados Unidos e interromper os estudos no Brasil, com o programa High School do Colégio Sesi Internacional, tudo ficou mais fácil. A iniciativa permite que o estudante curse as disciplinas americanas (créditos) à distância enquanto mantém as aulas presenciais do currículo brasileiro. Assim que terminar os estudos, ele terá os dois diplomas e isso, sem dúvidas, lhe possibilitará inúmeras oportunidades fora do país.

Novidade: educação trilíngue

Neste ano, a unidade do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), passará a ter aulas em português, inglês e espanhol. O ensino médio trilíngue proporcionará aos alunos o domínio na comunicação oral e escrita nos três idiomas. As aulas serão ministradas em um ambiente multicultural, dentro do Parque.

Gostou e quer saber mais sobre o Colégio Sesi Internacional? Temos boas notícias: estamos com o período de transferências abertos para o segundo semestre de 2019. Mas, atenção para o prazo: as aulas têm início em 22 de julho. Matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria de cada unidade. Para mais informações, acesse: www.colegiosesi.com.br/internacional/.

Conheça nossas unidades e ofertas:

Unidades com Ensino Fundamental Internacional: 

Curitiba - 8º a 9º ano
Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico
Telefone: (41) 3271-7474 

Londrina - 6º a 9º ano
Rua Deputado Fernando Ferrari, nº160 Jardim Bancários
Telefone: (43) 3294-5220 

Ponta Grossa - 8º a 9º ano
Avenida João Manuel dos Santos Ribas, 405 - Bloco 1
Telefone: (42) 3219-5011 ou (42) 3219-5035

Unidades com Ensino Médio Bilíngue:

Cascavel
Rua Dr. Heitor Stockler de França, 161 - Maria Luiza
Telefone: (45) 3220-5482 ou 3220-5437 

Curitiba
Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico
Telefone: (41) 3271-7474 

Londrina
Rua Deputado Fernando Ferrari, nº160 Jardim Bancários
Telefone: (43) 3294-5220 

Maringá
R. Ver. Nelson Abrão, 80 - Zona 05
Telefone: (44) 3218-5661 

Ponta Grossa
Avenida João Manuel dos Santos Ribas, 405 - Bloco 1
Telefone: (42) 3219-5011 ou (42) 3219-5035

Unidade com o Ensino Médio Trilíngue:

Foz do Iguaçu
Av. Tancredo Neves, 6731
Telefone: (45) 3576-8600 ou (45) 98809-7788