05/11/2020

Sistema Fiep é citado em documento da UNESCO como case de sucesso na área de educação durante a pandemia

Adaptação do Sistema Fiep às aulas online são exemplo e representam o Brasil em coletânea global

A UNESCO, com a Global Education Coalition Partners e a McKinsey & Company, lançou um documento reunindo cases de instituições de ensino em todo o mundo, mostrando como estas enfrentaram ou estão enfrentando as mudanças causadas na educação com o isolamento social e a crise sanitária. No documento, representando o Brasil, está o Sistema Fiep. “É uma honra receber este reconhecimento do trabalho de toda nossa equipe pedagógica, professores e alunos”, comemora Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.

Quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao Paraná, a primeira ação do Sistema Fiep foi adiantar as férias que aconteceriam na metade do ano, de forma que os professores pudessem ser treinados para as novas soluções em sala de aula: o ensino a distância. “O objetivo deste treinamento era replicar remotamente as atividades educacionais presenciais, garantindo que nenhum aluno sofresse perdas de aprendizagem. Ou seja, procuramos manter o currículo completo e desenvolver uma solução de alta qualidade”, explica Giovana.

A instituição identificou uma plataforma de aprendizagem que poderia ser adaptada para aulas on-line, fez parceria com fornecedores para oferecer treinamento aos professores e buscou acesso às principais ferramentas digitais para alunos e docentes. “O treinamento de professores é fundamental: eles precisam estar confortáveis ​​com as soluções remotas para aderir ao uso e propagá-lo aos estudantes, precisam formular aulas virtuais envolventes e criativas e ter autonomia para cuidar do seu próprio bem-estar e do bem-estar físico e mental dos alunos durante este período”, afirma Giovana.

Aos estudantes, a principal proposta foi adaptar a sala de aula para a sala virtual, garantindo aulas simultâneas (ou seja, sem gravá-las previamente), além de disponibilizar simuladores para experimentos em química e física, assim como usar aplicativos de programação e robótica para ajudar na prática da matemática. Com os pais, a comunicação foi reforçada. A equipe pedagógica ofereceu suporte e esclarecimento para garantir o apoio da família ao estudante.

O material também apresenta uma pesquisa realizada pelo Sistema Fiep com seus estudantes nela, foi constatado que  88% dos alunos declararam ter suas dúvidas e necessidades resolvidas por seus professores remotamente; 83% dos alunos declararam estar satisfeitos com a qualidade das aulas a distância; 76% dos alunos declararam estar satisfeitos com o nível de apoio da escola no enfrentamento com dificuldades cotidianas e 74% se os alunos declararam não ter dificuldades no acesso às ferramentas digitais.