Para desenvolver habilidades e estimular o protagonismo dos alunos, o Colégio Sesi Internacional tem a metodologia como grande diferencial. Com as Oficinas de Aprendizagem, os alunos trabalham em grupo para solucionar problemas do dia a dia. As salas de aula e laboratórios abrem espaço para o protagonismo, a criatividade e a aplicação prática de todo o conteúdo de forma interdisciplinar. As atividades relacionam o aprendizado de várias disciplinas e a experiência de trabalhar em equipe sob a orientação dos professores desenvolve as habilidades que a indústria e a vida exigirão. 

Além do currículo base, o estudante terá uma formação focada na indústria. Uma educação fundamentada em uma metodologia dinâmica e integrada, para formar jovens éticos, transformadores e em sintonia com a inovação e as necessidades da indústria. 

As Oficinas de Aprendizagem são organizadas em torno da resolução de desafios, ou seja, uma situação ou um problema real, com questionamentos que são propostos pelos professores. A proposta do Colégio Sesi permite que os estudantes escolham os desafios que pretendem resolver e gerenciem sua aprendizagem, desenvolvendo assim, competências e habilidades, a partir da mediação dos professores e do trabalho em equipe. Estes desafios devem ser analisados, estudados, pesquisados e abordados de diferentes maneiras pelos alunos, para a construção de uma ou mais soluções.