Para desenvolver habilidades e estimular o protagonismo dos alunos, o Colégio Sesi Internacional tem a metodologia como grande diferencial. Com as Oficinas de Aprendizagem, os alunos trabalham em grupo para solucionar problemas do dia a dia. As salas de aula e laboratórios abrem espaço para o protagonismo, a criatividade e a aplicação prática de todo o conteúdo de forma interdisciplinar. As atividades relacionam o aprendizado de várias disciplinas e a experiência de trabalhar em equipe sob a orientação dos professores desenvolve as habilidades que a indústria e a vida exigirão. 

Para 2021, além do currículo base, o estudante terá uma formação focada na indústria. Uma educação fundamentada em uma metodologia dinâmica e integrada, para formar jovens éticos, transformadores e em sintonia com a inovação e as necessidades da indústria. 

As Oficinas de Aprendizagem são escolhidas pelos estudantes pela situação-problema apresentada e pelas competências e habilidades que quer (ou precisa) desenvolver. Portanto, a proposta do Colégio Sesi permite que os alunos se agrupem pelas necessidades e/ou interesses de aprendizagem.