03/09/2020

Mercado competitivo busca por profissionais bilíngues

O mundo globalizado e hiper conectado exige cada vez mais competências daqueles que pretendem conquistar um lugar de destaque. Desenvolver novas habilidades, entender diferentes realidades e cenários, se adaptar às tecnologias e, principalmente, ter fluência em outras línguas são importantes diferenciais para o currículo de crianças e jovens de todo o mundo.

Segundo pesquisa realizada pelo site de busca de empregos Catho, apenas 5% da população brasileira fala um segundo idioma e menos de 3% tem fluência em inglês. Por isso, o aprendizado pode ser uma grande oportunidade: de acordo com o estudo, além de todo o conhecimento e cultura que se adquire ao saber outro idioma, quem fala outra língua tem 52% de chances de receber um salário mais alto. 

Ok, mas qual é a melhor solução para o seu filho?

Bem, se você está se perguntando o que fazer para ofertar uma educação de qualidade com bom custo benefício para seu filho e ao mesmo tempo deseja prepará-lo para a vida e mercado de trabalho, atente-se para a educação bilíngue e trilíngue já no ensino fundamental. Quanto mais cedo o estudante começa a aprender diferentes línguas, mais fácil será esse aprendizado a longo prazo. Jacielle Feltrin, coordenadora de Educação Básica da gerência executiva da Educação do Sistema Fiep, explica que o ensino bilíngue vai muito além da inserção de um novo idioma na grade curricular: inclui experiências ampliadas com o idioma e a vivência de uma nova cultura. Assim, os alunos saem capacitados para conversar fluentemente sobre qualquer assunto.

No Sesi, para a preparação do aluno são propostos desafios para que eles coloquem em prática o que aprendem. Para isso, o Colégio disponibiliza um ambiente multicultural voltado à internacionalização e inovação, onde o aluno aprende com o Language Lab, com os Afterschool Workshops (atividades extracurriculares como fotografia, teatro e culinária) e as Oficinas de Aprendizagem. Outra possibilidade é o intercâmbio realizado em parceria com instituições internacionais. Neste caso, os estudantes têm a chance de fazer uma viagem ao exterior, na qual frequentam aulas de inglês, realizam atividades culturais e conhecem pessoas, empresas e universidades. Assim, o aluno constrói uma boa base para uma carreira de sucesso.

High School

Voltado para alunos do Ensino Médio, o High School é o sonho de muitos jovens. Se antes para conseguir uma vaga em uma universidade americana era preciso se mudar para os Estados Unidos e interromper os estudos no Brasil, com o programa High School do Colégio Sesi Internacional, tudo ficou mais fácil. A iniciativa permite que o estudante curse as disciplinas americanas (créditos) à distância enquanto mantém as aulas presenciais do currículo brasileiro. Assim que terminar os estudos, ele terá os dois diplomas e isso, sem dúvidas, lhe possibilitará inúmeras oportunidades fora do país.