30/10/2020

Adolescentes aprendem a controlar seus gastos desde cedo, incentivados pelo colégio

Com auxílio de aplicativo, professores do Colégio Sesi Internacional propõem tarefa de educação financeira para mais de 130 alunos do Ensino Médio

Para ensinar conceitos básicos de educação financeira e incentivar os adolescentes a criarem o hábito de fazer um controle minucioso de seus gastos desde cedo, professores do Colégio Sesi Internacional de Curitiba decidiram propor uma atividade diferente para seus alunos. Como parte da avaliação para as disciplinas de Matemática e Technological Studies neste mês de outubro, cerca de 130 alunos de cinco turmas de Ensino Médio receberam a tarefa de registrar todos os gastos da família referentes a despesas que tivessem relação com o consumo dos próprios alunos.

“No Colégio Sesi Internacional, incentivamos o desenvolvimento de habilidades que auxiliem os alunos tanto no âmbito familiar quanto em seu futuro profissional e a educação financeira é um desses conhecimentos que os estudantes vão levar para toda a vida”, comenta Adelita Martinez, coordenadora do Colégio Sesi Internacional de Curitiba. O projeto já tinha sido realizado em 2018 e, agora, foi aprimorado, com a utilização de um aplicativo de controle de gastos para contemplar as disciplinas de Matemática e Technological Studies.

A professora Flávia Maria Gonzaga Alves Ferreira explica qual metodologia está sendo utilizada para a atividade. “Durante dez dias, cada aluno da turma deve registrar os seus gastos com mercado, farmácia, gasolina, tudo que tiver envolvimento com a rotina deles. Por exemplo, se a família tiver três pessoas, a cada vez que forem à padaria, deve-se dividir o valor gasto por três e anotar o resultado no aplicativo, que é referente ao consumo do adolescente”, esclarece.

Ao final da atividade, os estudantes vão criar uma planilha para gerar um gráfico com os gastos divididos por categorias, como transporte, lazer, alimentação e outros. “A receptividade dos alunos e das famílias foi boa, pois eles reconhecem a importância da educação financeira. Depois, com o resultado, ainda teremos a oportunidade de refletir sobre como eles podem economizar e otimizar o consumo”, avalia a professora.