04/12/2020

Equipe de estudantes do Colégio Sesi e Senai de Foz do Iguaçu representará o estado em competição nacional de robótica

Alunos do Senai e Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu foram classificados e representarão o Paraná no Festival Nacional Sesi de Robótica, na categoria  F1 In Schools. A equipe Takion competirá em maio de 2021, quando está prevista a edição nacional do campeonato. “Estamos muito felizes e orgulhosos dos nossos alunos que participarão da competição. A F1 desperta nos alunos a busca pelo desenvolvimento de soluções de problemas reais, em um contexto cheio de desafios, no qual os alunos exercitam o empreendedorismo inovador. Assim, a equipe de Foz do Iguaçu já está se preparando para superar desafios, garantir o espírito competitivo e bem representar todo o Sesi e Senai do Paraná no evento”, comemora Thiago D'arisbo, gerente da unidade de Foz do Iguaçu.

A F1 in Schools, é um campeonato que faz parte de um projeto internacional realizado pela Fórmula 1, que reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. Além de todo o processo de engenharia e design do carro, os estudantes devem prospectar patrocínio, criar uma empresa e desenvolver um projeto social de impacto, que pode ser usado como critério de desempate no resultado.

Giulia Moreira Demarchi, líder da equipe e estudante do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Sesi Internacional, conta que 2020 foi um ano desafiador, mas que o trabalho não parou na quarentena, o que garantiu a classificação da equipe na etapa nacional. “Neste ano, nosso time não abaixou a cabeça.  E representar o estado do Paraná na fase Nacional pela segunda vez consecutiva é de grande felicidade e gratidão!”, comemora.

“A F1 in Schools é a essência do meu Ensino Médio, desde que eu tinha 12 anos eu queria ter a oportunidade de participar ativamente de algum projeto da escola, pois eu tenho muito claro para mim que cada ação que eu realizo agora vai atingir diretamente meu crescimento acadêmico e também meu amadurecimento pessoal. O tanto que eu amadureci e aprendi nesses meses ativos como integrante e líder da equipe não tem preço, eu vivenciei coisas que eu só teria a oportunidade na faculdade ou até mesmo no mercado de trabalho! Eu não consigo ver meu 2020 sem a F1 e tenho certeza de que ela irá e está fazendo total diferença no meu futuro como profissional do mercado de trabalho”, compartilha a estudante.

Além de Giulia, estão na equipe os estudantes Alan Gabriel Fox Candeo Soares, Anthonny Simon Parnoff, Carla Cecilia Dias de Lima, Kauê do Carmo Borges e Carlos Eduardo Araujo Farias. Agora, ficamos na torcida para maio de 2021.