22/01/2020

Dê o play: músicas auxiliam nos estudos. Confira quais estilos podem ajudar na concentração!

Antes de começar a ler este texto, meu conselho é que você clique aqui e escute a playlist “Lo-fi Beats” do Spotify. Achou estranho esse pedido? Eu te explico: estudos recentes realizados pela Mindlab, organização britânica focada em pesquisas, comprovaram que a música estimula a assimilação do conteúdo e ajuda na memorização. Além disso, uma pesquisa da Universidade de Caen, na França, demonstrou que alunos que estudaram escutando música clássica aumentaram sua concentração em torno de 12% em comparação aos que não ouviram música durante os estudos. Isso acontece, segundo os estudiosos, pois o som faz com que o cérebro fique mais relaxado e concentrado no conteúdo.

Mas, fique atento: não são todos os ritmos e estilos que trazem esse benefício. Ouvir músicas em uma língua que você não entende, por exemplo, pode prejudicar severamente a concentração. Neste caso, o cérebro tentará decodificar o que a canção quer dizer, o que resultará na perda do foco. Por isso, opte por músicas instrumentais, combinado? 

Músicas clássicas são boas indicações para melhorar e aumentar seu tempo de concentração e absorção nos estudos, além de tornar o ambiente de trabalho ainda mais produtivo. Veja aqui algumas indicações de músicas que encontramos para você potencializar ainda mais seu foco. Crie uma playlist de músicas que lhe interessem e que se adequem a essa condição previamente para, no momento do estudo, apenas dar o play. Agora, se jogue nos estudos e boa prova!