22/01/2020 - Atualizado em 06/02/2020

Aluno do Sistema Fiep cria plataforma tecnológica para auxiliar profissionais de usinagem

Luis Mariano iniciou os seus estudos no Sistema Fiep de Cascavel em 2016, ao ingressar no Colégio Sesi durante o ensino médio. Agora, pretende estudar Física na faculdade e, logo depois, voltar à instituição como professor. Assim como tantos outros alunos do Colégio Sesi, Luis teve a oportunidade de participar de diversos projetos para se destacada, como a Olimpíada Nacional de História do Brasil, Olimpíada Brasileira de Robótica e da FLL- First Lego League. "A sensação de estar em uma FLL não vale só o robô do projeto, vale o trabalho em equipe. Se você não tem um trabalho em equipe bom, você não vai para a outra etapa", comentou o estudante durante a edição 2018 do evento VOA - Vozes do Amanhã, em Cascavel.

A Plataforma Auxiliar Tecnológica

O projeto do estudante consiste em uma plataforma auxiliar tecnológica para torno, fresas e outros tipos de máquina para usinagem. A ideia surgiu quando presenciou reclamações vindas de profissionais da usinagem em relação ao tempo que demoravam para fazer um objeto devido ao "vai e vem" em busca dos materiais, dentro da oficina.

Assista ao depoimento:


Após entender as necessidades dos profissionais, o aluno projetou a plataforma que contém uma prateleira retrátil para apoiar ferramentas e um tablet para visualização de projetos 3D e utilização de planilhas. Além disso, ela pode ser carregada anteriormente o uso para depois ser utilizada sem conexão e com mais flexibilidade. A criação pode ser utilizada em pequenas oficinas e até grandes indústrias, pois tem capacidade para uma série de tornos.