14/01/2020 - Atualizado em 22/01/2020

Alunas de Campo Largo conquistam quarto lugar na 16° Feira Brasileira de Ciências e Engenharias

Projeto "uso do sabugo de milho para substituição do Poliestireno" foi destaque na premiação

O Colégio Sesi Campo Largo conquistou o quarto lugar na categoria Ciências Biológicas da 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O projeto “Uso do sabugo de milho para substituição do Poliestireno”, das alunas Alessandra Akemi Hashimoto Fragoso, Amanda de Souza Maloste e Jessica Cristina Burda concorreu com outros 346 finalistas. A pesquisa propõe uma forma de substituir o isopor por um produto biodegradável feito a partir do sabugo do milho. 

Segundo as estudantes pesquisadoras, a escolha desse material se deu pelo fato de a região ser uma grande produtora de milho, porém, o sabugo tem uma baixa taxa de reaproveitamento. Diante desse cenário, elaboraram uma embalagem alternativa para produtos eletrônicos feita com esse resíduo agrícola. 

A orientadora do projeto, a professora de biologia e orientadora do Programa de Iniciação Científica, Juliana de Fátima Cunha Vidal, destacou: “atividades como essas proporcionam aos alunos uma forma de colocar em prática todo o conhecimento que adquirem no Ensino Médio, com aprofundamento científico na resolução de problemas contemporâneos”. 

A Febrace é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo (USP), uma grande mostra de projetos. É a maior feira pré-universitária do país. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.