22/01/2020

Alimentos que melhoram sua saúde e auxiliam na concentração e memória

Você já parou para pensar no quanto a alimentação pode influenciar na sua saúde e até nos estudos? A retenção de conteúdo e aumento de concentração podem ser maiores se você tiver qualidade de vida, incluindo boas horas de sono e uma dieta equilibrada, isto é: sem o abuso de certos alimentos como o café e o chocolate, por exemplo. Esse cuidado é fundamental principalmente para aqueles momentos que antecedem as grandes provas como o vestibular e ENEM. Por isso, confira nossa lista de alimentos indicados por nutricionistas para melhorar sua produtividade durante os estudos:

Menos salgadinho, mais frutas

A primeira dica inclui evitar comidas com alta concentração de açúcar e gordura, deixando de lado alimentos ultraprocessados como salgadinhos, bolachas recheadas, sorvetes e refrigerantes. Essas opções são prejudiciais à saúde e pobres em nutrientes. No lugar deles, insira frutas, barrinhas de cereais, torradas integrais ou até leite com aveia. As frutas são essenciais pela função de antioxidante natural, retardando o envelhecimento das células e prevenindo algumas doenças.

Buscar uma alimentação rica em fibras é fundamental para um bom rendimento nos estudos.

Ômega 3, Zinco, Colina e Vitaminas do Complexo B estão em alta

Esses componentes são fundamentais para quem busca uma alimentação equilibrada, ajudando na energia e melhora da memória. Segundo especialistas, o Ômega 3 pode ser encontrado em peixes de água frita, soja, linhaça e frutas; o Zinco em frutos do mar, carnes e gema de ovo e a Colina também em gema de ovo. Já as Vitaminas do Complexo B estão em carnes vermelhas e cereais integrais.

Na dúvida, coma alface, utilize azeite de oliva e sálvia

A alface, por ter doses de lactucina em seu talo, principalmente, age como calmante natural, essencial para esta fase. O azeite de oliva, rico em ácidos graxos, auxilia no fortalecimento da memória e a sálvia, como chá ou salada, pode aumentar a concentração em até três horas.

Hidrate-se

A ingestão de água, além de melhorar a imunidade, traz benefícios à memória, disposição, auxilia no emagrecimento e na limpeza do organismo. Além disso, a hidratação dificulta o aparecimento de dores de cabeça, náuseas e problemas com a visão – o que é importantíssimo para os momentos de estudo. Por isso, já sabe: pegue sua garrafinha e beba muita água ao longo do dia, ok?

Gostou das nossas dicas? Lembre-se: ter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental todos os dias e não só em ano de provas.