17/06/2020

10 filmes e séries para aprender sobre história contemporânea

Confira as sugestões de filmes da professora Monah Nascimento Pereira, docente de história do Colégio Sesi Internacional de Curitiba

Nada melhor do que aprender assistindo filmes e séries, certo? Por isso, convidamos a professora Monah Nascimento Pereira, de história do Colégio Sesi Internacional de Curitiba, para indicar 10 filmes para assistir e aprender sobre a história contemporânea. Ficou curioso? Dá uma olhada:

  1. A 13a Emenda (2016, Netflix)

Este filme documentário de Ava DuVernay traz uma discussão extremamente atual, ao traçar uma correlação entra a 13a Emenda da constituição americana, a criminalização da população negra nos Estados Unidos e o abarrotamento do sistema prisional americano. Com os recentes protestos que vêm tomando os noticiários no mundo todo, é um filme obrigatório para compreender o momento que estamos vivendo.

  1. Guerras do Brasil.doc (2018, disponível na Netflix)

A série documental é composta por episódios curtos (aproximadamente 25 min) no qual são discutidas guerras diversas que fizeram parte da história brasileira. Abrangendo desde as guerras da conquista até o crime organizado contemporâneo, cada episódio traz depoimentos de historiadores, sociólogos e especialistas diversos, e coloca o espectador para repensar criticamente esses conflitos que aprendemos na escola.

  1. Grandes Momentos da Segunda Guerra em Cores (2019, Netflix)

Esta série documental tem como principal ponto de destaque o uso de imagens históricas da época, apresentadas de maneira totalmente retrabalhadas em cores, para uma grande imersão histórica do espectador.  Associadas a relatos e análises de especialistas é um excelente material de estudo primário, que nos transporta para os tempos de guerra.

  1. Carandiru (2003)

O filme de Héctor Babenco trouxe grande projeção para o cinema nacional, sendo considerado pelo diretor um dos filmes mais realistas que já fez. Ele se baseia no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, no qual acompanhamos as histórias de diversos presos pelos olhos de Drauzio, que fazia um trabalho de tratamento e prevenção da AIDS nos presídios. A película mostra a realidade do sistema carcerário brasileiro, bem como reconta o massacre do Carandiru, episódio trágico da história recente brasileira.

  1. Estrelas além do tempo (2016)

Estrelas além do tempo é um filme que trata de diversas questões importantes, ao abordar a trajetórias de mulheres negras empregadas pela NASA no auge da Guerra Fria e sua participação em algumas das maiores conquistas do programa espacial americano. Uma história baseada em fatos reais que fala de discriminação, luta e conquista de direitos em meio ao pano de fundo da corrida espacial.

  1. Operação Final (2018, Netflix)

Este filme baseado em fatos reais se passa na década de 60 e segue a história de um grupo de agentes israelenses que tem uma missão secreta e de grande importância: capturar Adolf Eichmann, o chamado arquiteto do Holocausto, que escapara da Alemanha após a Segunda Guerra. Um interessante olhar sobre os agentes nazistas que fugiram para a América Latina após a derrota do Reich e a busca por encontra-los para que fossem levados a julgamento.

  1. As Sufragistas (2015)

O filme britânico retrata o movimento sufragista feminino do início do século XX, época em que as mulheres ainda não podiam votar  no Reino Unido. Com um elenco com atrizes reconhecidas, como Meryl Streep, Carey Mulligan e Helena Bonham Carter, a película segue a trajetória de Maud Watts, uma trabalhadora simples que entra em contato com o movimento feminista e sufragista e começa a se envolver com um grupo de mulheres que que se organizam em prol da causa.

  1. Hotel Ruanda (2004)

Inspirado em eventos reais, este filme se passa na década de 90 em Ruanda, quando mais de um milhão de Tutsis foram mortos em um genocídio que passou desapercebido por boa parte do mundo. Acompanhamos a história de Paul Rusesabagina, que busca salvar sua família e mais de mil outros refugiados no Hôtel des Mille Collines durante o genocídio.

  1. Guerra ao Terror (2008)

Este filme rendeu a Kathryn Bigelow o primeiro Oscar de melhor direção premiado a uma diretora mulher, além de ter levado também a estatueta de melhor filme. Escrito por um ex-correspondente da Guerra do Iraque, o filme conta a história de um grupo de soldados americanos do esquadrão antibomba prestes a retornar para casa, mas cada dia apresenta inúmeras ameaças, questionamentos e dificuldades. Temas como o estresse pós traumático e a interação com os civis em zona de guerra estão presentes nesta película aclamada pela crítica.

  1.  O ano em que meus pais saíram de férias (2006)

Este filme singelo traz uma visão diferente sobre o período da Ditadura Militar Brasileira. Mauro é um garoto de 12 anos no Brasil de 1970. Seus pais estão sob ameaça por serem opositores do governo e precisam fugir, deixando o garoto com seu avô. Para ele, seus pais “saíram de férias”. Com o falecimento do avô, Mauro fica aos cuidados do vizinho enquanto aguarda um telefonema dos pais e busca viver sua vida, em meio à alegrias e tristezas.

E você, tem alguma dica para nos enviar? Encaminhe via redes sociais! ;) Bons estudos.