• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • [BLOG] O Enem está chegando e você não consegue focar nos estudos? Confira nossas dicas!

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




30/08/2019

[BLOG] O Enem está chegando e você não consegue focar nos estudos? Confira nossas dicas!

O assunto do dia é concentração! Você tenta, tenta e não consegue ter um tempo produtivo de estudo? Não se desespere! Estudar é uma tarefa difícil para várias pessoas e nem por isso precisa se tornar uma missão impossível. Lembre-se: cada pessoa tem seu jeito de funcionar e, por isso, é fundamental que você entenda que formato de estudo funciona para você ter uma aprendizagem ainda maior.

Sem desculpas para adquirir e compreender os conteúdos a partir de agora, ein? Confira as dicas que preparamos para você se concentrar e fixar o conteúdo:

Faça resumos e escreva à mão

Os resumos, além de fazerem você entender a matéria e relembrar o que já aprendeu, auxiliam para que você mantenha sua concentração no assunto. Principalmente com a escrita à mão, o cérebro direciona mais o aprendizado e desfoca de conteúdos e pensamentos desnecessários para aquele momento.

A dica aqui é fazer de conta que você está preparando uma cola para a prova – assim você reunirá só as informações essenciais e poderá aprender de forma direta e clara. Não se engane: só ler o conteúdo não irá fixar tanto quanto ler e escrever. Além disso, quem apenas lê pode perder a concentração mais rápido.

Não deixe o estudo para depois!

Praticamente todo mundo já caiu na tentação de largar os estudos por um dia para se divertir ou descansar, não é mesmo? Manter o foco não é fácil, principalmente quando a rotina é cheia. Mas, fique atento: passar alguns dias sem estudar pode complicar o resultado da semana e até do mês. Acumular conteúdo dificulta a organização do estudo além de que, quanto mais tempo você demorar para estudar a matéria aprendida em sala, menos chances você tem de memorizar.  Estudar a disciplina vista em sala no mesmo dia mostrará ao seu cérebro o quanto você precisa aprender aquilo e então, memorize.

Escolha um lugar calmo e solitário

Opte por estudar em lugares de paz e tranquilidade – sem que tenham pessoas, objetos ou barulhos que possam te distrair. Essa dica é fundamental para quem quer manter o foco! Aqui, são permitidas músicas apenas aquelas em idiomas que você não entenda – pois assim não desviará da atenção para prestar atenção na melodia ou cantar.

Estudar sozinho é um ponto a favor. Nada impede de você estudar com os amigos uma vez na semana para esclarecer dúvidas e aprofundar em temas que você não seja craque, mas para o dia a dia prefira o estudo com sua própria companhia.

Esqueça os aparelhos eletrônicos

É tentador, eu sei. Mas, calma: só por um tempo, tire o celular da vista e desabilite o volume das notificações. Assim, você reduz as chances de interromper sua linha de raciocínio com alguma mensagem de Whats ou notificação do Instagram que não são prioridades no momento. Estude por até no máximo duas horas seguidas e aí sim, fique à vontade para utilizar seu smartphone, computador ou outra plataforma tecnológica durante alguns minutos para descontrair. Após o momento de diversão, volte aos estudos, ok?

Não estude quando estiver cansado

Esta dica pode parecer simples, mas no dia a dia pode ser mais difícil de seguir, pois sempre há os dias em que o cansaço bate e a vontade de extravasar torna-se maior que qualquer outra coisa. Por isso, aqui fica um apelo: invista em um sono de qualidade. Dormir pouco pode prejudicar a fixação do conteúdo na hora de estudar e, consequentemente, resultados não tão satisfatórios. Além disso, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos não só melhoram sua saúde mental e física como auxiliam no aprendizado e contribuem para uma vida equilibrada. O ano é de estudar, mas nem por isso você precisa deixar de cuidar de você.

Crie uma rotina

Fazer do seu estudo um ritual é importante para a fixação do conteúdo. Antes de ir diretamente ao estudo, tome uma água, faça um alongamento e prepare seu local de trabalho. Assim, seu cérebro começará a entender que os próximos momentos serão de foco e concentração total.

Lições aprendidas? Partiu praticar! #quevenhamosestudos 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria