• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Janeiro branco reforça a importância da saúde mental para colaboradores da indústria

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




14/01/2022

Janeiro branco reforça a importância da saúde mental para colaboradores da indústria

Produtividade está diretamente ligada ao bem-estar mental e emocional dos funcionários

O mês de janeiro é marcado pelo debate sobre a saúde mental e emocional. Segundo o portal dos Sindicato Dos Servidores Públicos Municipais de Garibaldi (SSPMG), a campanha nasceu por conta dos balanços de fim de um ano e início de outro, para que as pessoas vejam o mês como uma “página em branco” e um convite à reflexão sobre a saúde mental.

Para ter uma saúde mental de qualidade, Katia Maria De Souza Ferreira, consultora do Sesi Paraná, recomenda que as pessoas reconheçam e acolham suas emoções, procurando amigos e profissionais de confiança para conversar. Além disso, é recomendada a prática dos exercícios e atividades que ajudem na redução do estresse, fazer pausas durante o trabalho, manter contato com outras pessoas (mesmo que virtualmente), evitar o uso de cigarro, álcool ou drogas para lidar com as emoções e buscar um profissional para manutenção da saúde mental.

“Quando começamos a entender melhor nossas emoções percebemos que cada uma tem sua importância, e é relevante aprender como usá-las da melhor forma possível em cada momento”, esclarece Katia. Outro ponto importante que estudos científicos apontam sobre a importância da qualidade e reciprocidade dos relacionamentos ao invés da quantidade.

Quanto maior a saúde mental do colaborador, maior a produtividade

Para Ilzamara Cardoso da Silva, psicóloga da GTfoods, é de suma importância que a empresa busque estratégias preventivas que venham colaborar com a saúde e bem-estar emocional. “Os colaboradores emocionalmente bem ou com boa resiliência se sentem mais motivados, focados, produtivos, diminui o absenteísmo e turnover da empresa”, diz. O Sesi Paraná realizará duas palestras este mês na indústria sobre saúde mental.

O colaborador com a saúde mental comprometida, relata Ilzamara, tem vários prejuízos no âmbito pessoal e profissional. “Terão menos disponibilidade e engajamento nas suas atividades, elevado índice de faltas, rebaixamento da atenção pelo agravamento emocional ou pelo uso de medicamentos, riscos a acidentes de trabalho, dificuldade de relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe poderá ser prejudicado e os resultados comprometidos”.

A psicóloga lembra que abordar o tema é essencial para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. “Nas campanhas no decorrer do ano abordamos temas e vivências que possibilitam a expansão das informações, reflexão do estado emocional, direcionamento para que busquem profissionais especializados na área de saúde mental (suporte psicológico ou médico) e orientações para a criação de novos hábitos no cotidiano pessoal, que visam seu bem-estar emocional, como práticas de esportes, arteterapia etc.”, esclarece.

Além das palestras, a GTfoods fez uma recepção dos colaboradores com bombom ouro branco e cartão de boas-vindas ao mês janeiro branco, decoração com mensagens positivas, o “Correio da Alegria”, que incentiva os funcionários a deixarem mensagens motivacionais para os colegas utilizando o mural do elogio; oficinas de argila para expressão das emoções, roda de música, o “Cante com a Gente” e realiza acolhimento emocional.

Sesi Paraná atua na saúde mental do seu colaborador

O Sesi apoia e realiza ações no mês da campanha com o objetivo de divulgar informações, combater preconceitos e tabus, chamar a atenção sobre o tema e reforçar a importância dos cuidados, em especial no contexto de pandemia. “Realizamos muitas ações com o objetivo de auxiliar as indústrias nos cuidados com a saúde mental e também ações diretas com os trabalhadores. Iniciativas como o Canal de Acolhimento e disponibilização de materiais com orientações e dicas, são algumas das ações que tem sido realizadas em prol da saúde mental dos trabalhadores”, esclarece a consultora do Sesi.

Valorizando as indústrias do Paraná que investem na saúde do colaborador, a instituição realiza, desde 2019, em parceria com a consultoria Great Place to Work (GPTW), o Troféu Sesi de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar. O objetivo é reconhecer, divulgar e incentivar as melhores práticas realizadas por indústrias paranaenses. Mais do que oferecer condições adequadas para a realização das atividades laborais, as boas práticas em SST ajudam a preservar a saúde, a integridade e a satisfação do colaborador, além de potencializar a criatividade, a produtividade e competitividade das empresas. Para mais informações sobre o Prêmio, clique aqui.

 

* Com informações retiradas de https://janeirobranco.com.br/, https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/janeiro-branco-sinal-de-alerta-para-a-saude-mental e https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12275-campanha-janeiro-branco-conscientiza-para-a-necessidade-de-cuidados-com-a-saude-mental, em 12/01/2022

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria