• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Educação transforma vidas e abre portas no mercado de trabalho

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




05/08/2021

Educação transforma vidas e abre portas no mercado de trabalho

Mais de 5 mil trabalhadores de indústrias em Ponta Grossa têm a oportunidade de concluir seus estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi

Um levantamento realizado com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia apontou que, em 2019, mais de 256 mil trabalhadores das indústrias instaladas no Paraná ainda não haviam concluído o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A cidade de Ponta Grossa representa 2% deste total. São 5.969 trabalhadores de indústrias que ainda têm a oportunidade de concluir seus estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Atento a este cenário, o SESI Ponta Grossa está com inscrições abertas para as turmas de EJA para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, não apenas para trabalhados da indústria, mas para a comunidade em geral. As aulas são 100% gratuitas, sem taxa de inscrição, com 80% do curso online e 20% presencial (1 dia por semana). Porém, enquanto durar a pandemia, o curso é 100% online, com um encontro semanal em formato presencial conectado, onde o aluno pode ter contato com o professor da disciplina por meio da plataforma Microsoft Teams.

“Atualmente, os postos de trabalho estão cada vez mais concorridos e, essa questão, aliada a falta de formação básica, reflete em um profissional possivelmente à margem do processo. E é justamente essa realidade que queremos transformar. Por meio da EJA, o Sesi está oferecendo muito mais que um certificado reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação; oferece uma possibilidade de recomeço. É notória a mudança de comportamento dos alunos refletida no seu posicionamento pessoal e profissional. O que nós fazemos aqui é transformar vidas e impactar positivamente famílias inteiras por meio da educação, em busca de uma sociedade melhor e com mais oportunidades para todos”, explica Reinaldo Luan Rodrigues, Coordenador de Educação do Sesi Ponta Grossa.

“Eu sempre tive déficit de atenção, achava que não ia conseguir nunca concluir meus estudos. Antes do Sesi, já tinha tentado em outras escolas e nunca consegui terminar. Quando fui trabalhar na JBS, um colega, que estudava no SESI, comentou comigo que era gratuito para trabalhadores da indústria; aulas uma vez por semana presencial e o restante online. Me animei, fui ao Sesi e me matriculei. No Sesi foi diferente. Tive muita ajuda dos professores. Eles perceberam minha dificuldade e ficavam ao meu lado, até eu aprender realmente, porque tenho dificuldade de prestar atenção. Então, com muita persistência dos professores eu consegui concluir todas as disciplinas. Depois disso, consegui uma promoção no trabalho, graças ao Ensino Médio concluído, e hoje sou acadêmico de Administração. Aprendi no Sesi que com muita persistência em algo que você deseja, você consegue. É só querer”, completa Gabriel dos Santos Lima Rangel, egresso de 2019 da EJA Sesi Ponta Grossa.

A EJA do Sesi está organizada por disciplinas (módulos), cursadas uma de cada vez. Desta forma, os novos alunos podem ingressar quando um novo módulo/disciplina estiver iniciando, ou seja, há várias oportunidades de entrada ao longo do ano. As inscrições para a próxima turma do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) podem ser realizadas até 13/08 e, para o Ensino Médio, até o dia 10/09.

A EJA ofertada pelo Sesi é 100% gratuita para trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade em geral, desde que os interessados se enquadrem em pelo menos um dos critérios de seleção, disponíveis no Portal da Transparência.

Desde 2013, o Sesi Ponta Grossa trabalha com a EJA e mais de 40 indústrias da região têm seus trabalhadores matriculados nos cursos do Ensino Fundamental e Médio. Em 2020 foram realizadas todas as adaptações necessárias em decorrência da pandemia e mais de 600 novos alunos ingressaram na instituição com objetivo de concluir seus estudos por meio da Educação para Jovens e Adultos.

 

SERVIÇO:

Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Sesi Ponta Grossa

Matrículas para próxima turma: até 13/08 para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e até 10/09 para Ensino Médio.

Documentos necessários: RG; CPF; comprovante de residência; Certidão de Nascimento ou comprovante de Estado Civil (certidão de casamento; divórcio; união estável); e Histórico Escolar. Os alunos também devem informar um e-mail e telefone (WhatsApp) para contato.

A matrícula pode ser realizada de modo presencial na secretaria do Colégio Sesi da Indústria Ponta Grossa (Av. João Manoel dos Santos Ribas, 405 - Nova Rússia) ou pelo telefone (42) 3219-5039 (também WhatsApp).

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria