• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Sesi no Paraná reconhece as indústrias no encaminhamento de alunos para a ampliação de escolaridade

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




15/10/2020

Sesi no Paraná reconhece as indústrias no encaminhamento de alunos para a ampliação de escolaridade

Empresas que indicarem trabalhadores para turmas de EJA de Ensino Fundamental e Médio receberão Selo Sesi de Indústria Parceira da Educação

De acordo com o Censo Escolar 2019, mais de 2,6 milhões de pessoas passaram pelos bancos escolares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ano passado. No entanto, muitos brasileiros ainda continuam sem acesso à educação e sonham em concluir o Ensino Fundamental e Médio para continuarem se desenvolvendo profissionalmente. O Sistema Fiep, visando reconhecer boas práticas para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) e contribuir com uma educação de qualidade no Paraná, acaba de lançar o Edital Selo Sesi Indústria Parceira da Educação, no qual vai certificar as indústrias que indicarem trabalhadores para voltarem à sala de aula, com validade de um ano. Além disso, as três empresas que mais indicarem matrículas, de acordo com seu porte, também receberão troféu, uma premiação de um acervo bibliográfico e certificado.

Para participar do edital, indústrias devem incentivar seus colaboradores, familiares e comunidade a concluírem as etapas de Educação Básica, via Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ingressarem em um curso de qualificação profissional. O estudante que cursar a Educação Básica também deverá cursar uma qualificação profissional do Senai no Paraná, que será ofertada gratuitamente.

“Com essa iniciativa, além de incentivar jovens e adultos a concluírem o Ensino Fundamental e Médio, por meio do Sesi EJA, estamos reconhecendo as boas práticas corporativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desta forma, estamos contribuindo com a elevação da escolaridade dos trabalhadores das indústrias, que ganham mais confiança para se desenvolverem profissionalmente, podendo almejar novas conquistas, como cursar uma graduação em sua área de atuação, após a conclusão do Ensino Médio”, analisa Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.

Alunos egressos da EJA são exemplos de como ter a possibilidade de concluir o Ensino Fundamental e Médio pode mudar a vida dessas pessoas.Este é o caso de Marcos José Faria de Souza, que concluiu o Ensino Médio no Sesi em 2015 e, assim, pôde realizar o sonho de ingressar em uma faculdade. “Conheci o trabalho do Sesi por meio do meu sogro e logo me interessei no programa, pensando em concluir meus estudos no Ensino Fundamental e Médio. Lembro-me de que logo no primeiro dia de aula, a professora perguntou quem tinha interesse em ir para a faculdade após concluir os estudos e eu fui uma das poucas pessoas que demonstraram interesse. Aquilo foi um estímulo muito grande para mim e fiz tudo para isso dar certo. Logo que terminei o Médio, passei no vestibular do curso de História e consegui concluir a graduação após muito esforço”, conta Marcos, egresso da unidade do Sesi em Maringá.

Como funciona o curso

Com esse novo projeto, além da EJA propriamente dita, os jovens e adultos que se inscreverem no programa terão acesso a um curso de Qualificação Profissional, a ser realizado em 2021. As aulas de EJA são oferecidas no formato EaD. O programa é aberto a homens e mulheres (trabalhadores de indústria ou não), acima de 18 anos, e ofertados gratuitamente. No modelo EaD, o curso é feito por disciplinas (módulos), cursadas uma de cada vez, com duração variada, de 2 semanas a três meses. Desta forma, os novos alunos podem ingressar quando um novo módulo/disciplina estiver iniciado, ou seja, há várias oportunidades de entrada ao longo do ano.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://portalods.com.br até 16 de novembro.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria