• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • A incidência de câncer e a relação com estilo de vida

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




04/02/2020

A incidência de câncer e a relação com estilo de vida

04 e fevereiro: Dia Mundial do Câncer

O câncer não tem uma causa única. Há as externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento da doença.

No entanto, de 80% a 90% dos casos de câncer estão associados às causas externas, ou seja, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar a incidência. 

O tabagismo, a obesidade, as doenças cardiovasculares e as respiratórias são fatores de risco para diversos cânceres. Assim como a associação entre álcool, tabaco e o câncer da cavidade oral. Já exposição solar prolongada sem proteção adequada durante a infância pode ser uma das causas do câncer de pele na vida adulta.

Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos, ou seja, estão em idade produtiva. A previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas, como detecção precoce e melhores hábitos de vida. 

Além das perdas das vidas, imensuráveis e insubstituíveis, há questões práticas que atingem a produtividade de empresas e de todo o país. O absenteísmo, por exemplo, custou em 2017 cerca de R$ 1,3 bilhão, enquanto os benefícios por incapacidade, somando auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, chegaram a R$ 137 milhões.

Assim, medidas de prevenção apoiam a vida dos colaboradores, mantem a produtividade e crescimento da indústria. 

Como prevenir a incidência de câncer na sua empresa:

  • Programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas (tabaco, principalmente);
  • Programas de estímulo à alimentação saudável e atividade física;
  • Programas de imunização e estímulo ao autocuidado em imunização, uso de protetor solar e cuidados com saúde;
  • Programas de monitoramento de saúde.

O Sesi Cuide-se +, programa do Sistema Fiep, possui ações voltadas aos hábitos de vida dos trabalhadores, oferecendo consultoria para as indústrias, por meio de ações customizadas de prevenção em oito eixos: Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção do Câncer, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas e Estímulo a Atividades Físicas.

Clique aqui para saber mais.


Referências:
https://www.inca.gov.br/noticias/duas-decadas-de-dia-mundial-do-cancer-e-estimativa-2020-marcam-o-4-de-fevereiro-no-inca
https://www.femama.org.br/2018/br/noticia/custo-do-cancer-muito-alem-do-preco-a-necessidade-de-considerar-o-impacto-de-novas-tecnologias-na-vida-dos-pacientes

Facebook do SESI

Todos
  • 06/04/2012Facebook

Twitter @sesipr

Todos

Agência de Notícias

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
Sesi   Serviço Social da Indústria (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR