• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Protetor solar deve ser usado mesmo em dias frios. Saiba o porquê.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




06/05/2016

Protetor solar deve ser usado mesmo em dias frios. Saiba o porquê.

Atuando como um escudo contra a radiação solar e de luzes artificiais, o protetor solar precisa ser utilizado em todas as estações do ano. Confira 10 dicas de como usá-lo da forma correta

Sabia que muitos trabalhadores da indústria precisam trabalhar a céu aberto? Por isso, uma lei garante a proteção desses profissionais - é a NR 21. O Sesi ajuda sua empresa a ficar em dia com as normas regulamentadoras e indica alguns cuidados para que você também se proteja em locais abertos. Veja 10 dicas para usar o filtro solar de forma correta.

1. A radiação eletromagnética ultravioleta (UV) divide-se entre UVA, UVB e UVC. As duas primeiras chegam à Terra através dos raios solares. A UVA, irradiada com a mesma intensidade durante todo o ano, penetra profundamente na pele, causando o envelhecimento e muitas vezes, o surgimento de câncer. Já a radiação UVB é mais presente no verão e penetra superficialmente na pele, mas também causa o envelhecimento. O que nem todo mundo sabe é que os raios ultravioletas chegam às áreas internas através dos vidros das janelas e também são irradiados pelas lâmpadas fluorescentes, bastante presentes em escritórios, causando principalmente manchas na pele. Por isso, em dias ensolarados ou nublados, na área externa ou interna, deve-se sempre usar o protetor solar.

2. O fator de proteção solar (FPS) nada mais é do que o indicador do tempo que uma pessoa pode se expor ao sol sem se queimar, o que é variável. No dia a dia, pessoas sem manchas ou histórico de câncer, devem usar protetores de 20 a 30 FPS, dependendo do tom da pele – as mais claras necessitam de um fator maior de proteção enquanto as mais escuras, menor.

3. Partindo do princípio que a pessoa ficará a maior parte do tempo em casa e/ou no escritório, o protetor deve ser passado pela manhã e reaplicado na hora do almoço.

4. Já se as atividades forem em áreas externas, o produto deve ser reaplicado de duas em duas horas.

5. Caso a atividade envolva água, o protetor solar deve ser reaplicado imediatamente depois, mesmo que seja à prova d’água.

6. Para que seja confortável, escolha um produto adequado ao seu tipo de pele. Os em gel, séruns e mousses são os mais indicados para peles oleosas por serem mais leves. Já os cremes, para as secas.

7. Protetores solares com cor ou base com proteção solar são igualmente eficazes.

8. No dia a dia, erra-se ao aplicar o protetor somente no rosto. O produto deve ser passado em todas as áreas expostas, como pescoço, braços e mãos.

9. Aplicar pouco produto faz com que o fator de proteção caia. Segundo o Consenso Brasileiro de Fotoproteção deve-se aplicar:

Uma colher de chá na cabeça (rosto, orelhas e pescoço);

Duas colheres de chá na parte da frente a de trás do torso;

Uma colher de chá para cada braço;

Duas colheres de chá para cada perna.

10. Não esqueça de conferir se os óculos de sol possuem o selo de proteção contra raios UVA e UVB, caso contrário, corre-se o risco de desenvolver doenças como catarata e degeneração da retina.

 protetor

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria