• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Prêmio Sesi ODS: incentivo ao desenvolvimento sustentável

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




04/07/2017

Prêmio Sesi ODS: incentivo ao desenvolvimento sustentável

Todos os setores da sociedade precisam se envolver em ações para garantir o futuro do planeta. É por isso que, desde 2004, o Sesi lidera no Estado o trabalho de divulgação e acompanhamento de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável. Ao longo de 10 anos, o Sesi no Paraná se tornou referência na mobilização em torno dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), metas definidas no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

E, desde 2015, com a aprovação da Agenda 2030 da ONU, a instituição encabeça no Estado a promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma evolução dos ODM, eles têm foco em cinco Ps – pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias – para que a humanidade chegue a 2030 com desenvolvimento sustentável. Caso contrário, serão necessários três planetas Terra para atender os atuais padrões de consumo em menos de 35 anos.

Reconhecimento
A fim de reconhecer, valorizar e divulgar as indústrias, empresas e instituições públicas e do terceiro setor com boas práticas para o alcance dos Objetivos, em 2016 foi lançado o Prêmio Sesi ODS. No total, foram 204 inscritos e 12 premiados.

Neste ano, as inscrições para a segunda edição já estão abertas, com novidades. A principal é a criação de uma nova categoria, que vai reconhecer a atuação de Instituições de Ensino – nas subcategorias Educação Básica e Educação Superior. Além dela, continuam as quatro categorias já existentes: Indústria (com as subcategorias pequena e micro, média e grande); Empresa (também para pequena e micro, média e grande); Poder Público (nas modalidades municipal, estadual e federal); e Terceiro Setor (nas subcategorias local, regional e estadual/federal).

O julgamento dos projetos será realizado em duas etapas. Na primeira, avaliadores do Sistema Fiep selecionarão 70 finalistas de acordo com alguns critérios: alinhamento com ao menos um dos 17 ODS; prática mínima de um ano; regularidade fiscal; metodologia e resultados, entre outros. A segunda etapa será realizada por comissão externa, que contemplará 14 vencedores (um para cada subcategoria) e 14 menções honrosas.

As inscrições podem ser feitas até 14 de julho por meio de formulário online. No site há um manual de orientação para inscrição do projeto. Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de outubro, durante o Congresso Sesi ODS, em Curitiba. Neste ano, todos os inscritos que atingirem a nota 5 receberão o Selo Sesi ODS. O objetivo é incentivar gestões socialmente responsáveis.

Identifique o seu projeto
Os ODS ainda não completaram dois anos, mas se sua empresa tem projetos socialmente ou ambientalmente responsáveis, é bem possível que se enquadre em um dos objetivos. Alcançar o desenvolvimento sustentável, além de correto, é também um bom negócio, já que o custo para empresas e organizações que não atuam de forma responsável é cada vez maior.

Para saber mais e se inscrever no Prêmio Sesi ODS 2017 clique aqui


Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria