• HOME
  • >
  • Sesi. Parcerias Globais para o Desenvolvimento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/07/2015 - Atualizado em 16/08/2016

Sesi. Parcerias Globais para o Desenvolvimento.

Conheça os projetos realizados em parceria com as Agências da ONU.

Logo das parcerias do Sesi em Responsabilidade Social

Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 5.200 organizações signatárias articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

A Rede Brasileira do Pacto Global representa no País o Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact). Atuando em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é hoje uma das maiores redes locais da iniciativa no mundo, com mais de 650 signatários.

O Sistema Fiep é signatário do Pacto Global desde 2003  sendo representado pelo Sesi nas reuniões do Comitê Brasileiro do Pacto Global. O Sesi PR atualmente participa dos seguintes grupos temáticos: Comissão de Governança e GT de Educação bem como realiza trabalhos junto às indústrias sensibilizando e mobilizando novas adesões ao Pacto Global.

Saiba mais:

http://www.pactoglobal.org.br

https://www.unglobalcompact.org


UNITAR

O Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) fornece capacitação para aprimorar o processo global de tomada de decisão e apoiar ações nacionais para construir um futuro melhor.

A Rede CIFAL faz parte do programa de Cooperação Descentralizada do UNITAR e conta atualmente com 14 centros espalhados por 5 continentes. Tem como objetivo servir como uma plataforma de treinamento de excelência para a capacitação de autoridades de governo e líderes da sociedade civil em desenvolvimento sustentável, assim como para mandatos e metas globais das Nações Unidas.

O CIFAL Curitiba é fruto da parceria entre o UNITAR, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep e o Sesi PR desde 2009. O Centro integra a estratégia da indústria paranaense para a promoção do desenvolvimento local sustentável tendo como eixos temáticos: Anticorrupção, Economia Criativa, Segurança Viária, Educação STEM e Sustentabilidade Ambiental. 

Saiba mais:

https://www.unitar.org/

http://www.cifalcuritiba.org.br


PRME

Princípios para Educação Executiva Responsável – O PRME é uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Uma organização que adere ao PRME manifesta a sua convicção de que as instituições acadêmicas, por meio da integração de valores universais no currículo e pesquisa, podem contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem sucedidas.
Os seis princípios do PRME são inspirados por valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas.

O PRME Chapter Brazil, participante do Chapter Latino-Americano e Caribenho, é um grupo voluntário composto por instituições de ensino, universidades corporativas e organizações de suporte localizadas no Brasil, que compartilham da visão sobre formar lideranças responsáveis, preparadas para atuar no novo paradigma da sustentabilidade.

Desde 2012, o Sesi PR é signatário do  PRME e faz parte da estrutura organizacional do PRME CHAPTER BRAZIL compondo o Board e participando da Comissão de Implementação. 

Saiba mais:

http://www.prmebrazil.com.br/

www.unprme.org


PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD executa diversos projetos em diferentes áreas. Neles, o PNUD oferece aos parceiros apoio técnico, operacional e gerencial, por meio de acesso a metodologias, conhecimentos, consultoria especializada e ampla rede de cooperação técnica internacional. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, o combate à pobreza e o crescimento do país nas áreas prioritárias, o PNUD Brasil tem a constante missão de buscar alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado. Os projetos são realizados em parceria com o Governo Brasileiro, instituições financeiras internacionais, setor privado e sociedade civil.

A parceria do PNUD com o Sesi PR teve início em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Em 2006, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraná as ações em conjunto foram intensificadas, com a realização de Círculos de Diálogo que incentivam a transformação social por meio de ações voluntárias. A parceria institucional teve continuidade com a criação do Portal ODM (2009) e com a assinatura do termo de cooperação entre PNUD e Sistema Fiep (2010) para o incentivo de ações em prol dos ODM, Pacto Global e BcTA. Tornou-se uma parceria financeira em 2014, com o acordo de subvenção aos núcleos regionais do Movimento Nós Podemos Paraná e com o projeto PNUD ODM Brasil 2015, que prevê a disseminação, a todo o país, da metodologia desenvolvida pelo Sesi, “Transformação e Mobilização Social”, certificada como tecnologia social pelo Banco do Brasil e que promove discussões sobre os ODM. 

Saiba mais:

http://www.pnud.org.br/

http://www.portalodm.com.br/

 

ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

ods17

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos ODM, os ODS foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos objetivos do milênio, completando as metas que não foram atingidas e respondendo a novos objetivos.

Os ODS, objetivos que são mais globais e ambiciosos em relação aos ODM, contam com 17 objetivos e 169 metas ligados as questões de desenvolvimento sustentável, fazendo parte da nova agenda de desenvolvimento da ONU. Com a transição, haverá sempre a promoção da sustentabilidade econômica e ambiental com sociedades pacíficas e inclusivas.

www.fiepr.org.br/nospodemosparana 


 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria