• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Eventos pretendem conscientizar para a segurança viária

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




25/07/2017

Eventos pretendem conscientizar para a segurança viária

Ações buscam promover a reflexão sobre hábitos e costumes no trânsito

Um relatório divulgado em maio pela Organização Mundial de Saúde aponta que o excesso de velocidade é responsável por uma em cada três mortes em acidentes no trânsito em todo o mundo.

São 1,25 milhão de pessoas que morrem anualmente no trânsito, sendo que, pelo estudo, motoristas homens, jovens com idades entre 15 e 29 anos e sob a influência de bebidas alcoólicas são mais propensos a se envolverem em acidentes relacionados à velocidade.

Apenas 47 países seguem boas práticas em relação a medidas de gestão da velocidade. Ao contrário, o Brasil está em quinto lugar no ranking de países recordistas em mortes no trânsito. À frente estão Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Com a preocupação de debater o tema da segurança viária, o Sistema Fiep realiza nos primeiros dias de agosto, dois eventos com parceiros importantes. O primeiro, com o Instituto de Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas (Unitar) e o Centro Internacional para Formação de Atores Locais (Cifal Curitiba), é o Workshop “Aprimorando a Segurança Viária na América Latina”.

Dirigido a representantes do poder público, do setor privado, academia e sociedade civil, o evento – que tem também o apoio da Diageo – tem o objetivo principal de compartilhar boas práticas e promover a reflexão sobre hábitos e costumes no trânsito.

De acordo com Priscila da Paz Vieira, coordenadora do Cifal Curitiba, “o objetivo do encontro é criar espaço de troca de experiências e boas práticas para a segurança viária e mobilidade urbana, contribuindo não apenas para o alcance do ODS 3, cuja meta 3.6 trata especificamente deste tema, mas também refletindo sobre os avanços brasileiros em relação ao Plano de Ação Global para a Década”.

O workshop será realizado nos dias 1.º e 2 de agosto, das 8h30 às 18h, no Campus da Indústria.

Paralelamente, ocorre mais uma edição do Road Show. No dia 1.º de agosto, o Auditório Mário de Mari, no Campus da Indústria, receberá cerca de 400 estudantes do Colégio Sesi Internacional e do Senai. Eles são o público beneficiário – jovens de 16 a 25 anos – da ação que busca trazer consciência sobre o tema da segurança viária e transmitir a mensagem sobre os riscos e as consequências de dirigir de forma imprudente.

O Road Show, realizado na capital paranaense pelo Cifal Curitiba, já foi realizado em diversos países, inclusive no Brasil, e é reconhecido como uma ferramenta de sucesso para estimular a reflexão para o tema da segurança viária.

Priscila destaca a importância de eventos como esse, que envolvem os jovens no processo de reflexão sobre seu papel e sua responsabilidade na sociedade.

Além do Colégio Sesi e do Senai, receberão a programação do Road Show os jovens alunos da Faculdade da Indústria, Fae, Unibrasil e UTFPR. No Paraná, são parceiros do Cifal Curitiba, a Trafpol Espanha, o Instituto Renault e a Annamob.

 

Serviço:

Workshop “Aprimorando a Segurança Viária na América Latina”

Data: 01º e 2 de agosto
Local: Sala de Convenções - Campus da Indústria - Rua Comendador Franco, 1341- Jardim Botânico
Horário: 8h30 às 18h

 

RoadShow

01º de agosto – 14h – Colégio Sesi – Campus da Indústria

08 de agosto – 19h30 – Faculdade da Indústria – Teatro Sesi de São José dos Pinhais

09 de agosto – 14h30 – UTFPR – Auditório da UTFPR – Sede Centro

10 de agosto – 19h30 – Unibrasil – Auditório Cordeiro Clévi – Bloco 6

28 de agosto – 19h30 – FAE – Teatro Bom Jesus

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria