• HOME
  • >
  • Eixo saúde Mental: O que é

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




26/07/2017

Eixo saúde Mental: O que é

Os transtornos mentais são responsáveis por grande perda da produtividade do trabalhador ao longo dos anos. Já são a terceira maior causa de afastamento do trabalho e de benefícios concedidos pela Previdência Social no Brasil. Os contextos organizacionais saudáveis podem influenciar positivamente na saúde mental dos trabalhadores. 

Para isso, é importante estar atento para a relação entre as características do trabalho e as necessidades/habilidades dos trabalhadores, identificando e gerenciando os riscos psicossociais, que podem causar danos à saúde. Os fatores psicossociais resultam das condições de trabalho, da organização e das relações sociais estabelecidas no ambiente de trabalho.

Podem ser fatores de risco ou de proteção à saúde do trabalhador. Alguns exemplos: carga e ritmo de trabalho; cultura organizacional; desenvolvimento de carreira; relações interpessoais; ambiente e equipamentos; entre outros. A avaliação e gestão dos riscos psicossociais são internacionalmente reconhecidas como as principais estratégias que uma empresa deve adotar para promover um ambiente favorável à saúde mental do trabalhador e, consequentemente, à produtividade.


O Eixo Cuide-se+ Saúde Mental oferece às indústrias estratégias de promoção da saúde mental do trabalhador e de prevenção de riscos, por meio da gestão dos riscos psicossociais no trabalho e de ações educativas e preventivas junto aos trabalhadores.   

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria