• HOME
  • >
  • Doenças Crônicas são responsáveis por mortes prematuras

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/07/2017

Doenças Crônicas são responsáveis por mortes prematuras

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 63% das mortes prematuras ocorridas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Estima-se ainda que no Brasil, até 2030, as perdas totalizem 8,7% do PIB em decorrência dos casos de absenteísmo, presenteísmo e aposentadoria precoce, causados por doenças crônicas.

Esses índices evidenciam motivos para preocupações no Dia Mundial da Saúde, lembrado em 7 de abril. Como uma maneira de alertar para esses dados, o Sesi no Paraná destaca as atividades de promoção da saúde, por meio de uma consultoria interdisciplinar do eixo de Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, do Programa Cuide-se +. Embora o eixo tenha sido lançado recentemente com o objetivo de estimular os trabalhadores a melhorar os hábitos de vida e promover reflexos nos indicadores de saúde e produtividade, o programa é desenvolvido desde 2013.

Segundo Aline Lima, coordenadora técnica de Negócios do Sesi, “quando a indústria investe em seu trabalhador, cria uma relação de respeito e valorização, estabelecendo também uma parceria que destaca o papel fundamental do colaborador para o crescimento da indústria”.

Aline explica que as DCNT são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de causas de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável”. E acrescenta que, quando se fala em DCNT, é preciso levar em conta toda a implicação que tais fatores têm na saúde do trabalhador da indústria e o quanto podem interferir na produtividade o número de atestados médicos, afastamentos, presenteísmo, absenteísmo e o desempenho das empresas.

“Com colaboradores mais saudáveis e aptos a exercerem suas funções, com certeza melhores indicadores serão alcançados. A partir desse cenário verifica-se a real importância da conscientização por parte dos trabalhadores à adoção de um estilo de vida saudável, que engloba o hábito de práticas físicas e alimentação equilibrada”, conclui.

O programa Cuide-se + contempla também os eixos Prevenção do Câncer; Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas; Alimentação Saudável; Estímulo a Atividades Físicas; Saúde Mental; Prevenção de Acidentes de Trabalho; e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria