Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




08/11/2012 - Atualizado em 05/12/2012

Homenagem a Elza Soares

Show "Deixa a nega gingar" revela novas tendências musicais da cantora

 

clique para ampliar clique
                                          para ampliarDeixa a nega gingar (Foto: Divulgação)

Neste mês o Sesi Música realiza uma homenagem a música de Elza Soares - a cantora é a atração do mês com o show "Deixa a nega gingar". Mas antes do show, a abertura contará com uma homenagem a trajetória da cantora feita pelo grupo "Vozes Negras" - formado por algumas das vozes mais marcantes da velha guarda e nova geração de músicos curitibanos.

No show "Deixa a nega gingar", a cantora Elza Soares além de encantar com sua voz rouca, inova sua carreira cantando novas tendências musicais. O show propõe uma mistura de ritmos composta pelo eletrônico ao lado de instrumentos como violão de sete cordas, bandolim, baixo, teclado, acordeom e bateria, além da presença do DJ Ricardo Muralha - que passeia por estilos variados como house, techno, drum'n bass, dubstep, breakbeat, sem esquecer do samba e do jazz.

Em seu repertório estão músicas conhecidas do público, entre elas: "Chove chuva", "Nega do cabelo duro", "Mas que nada", "Malandro", "Meu guri" e "Opinião". Elza vem acompanhada pelo músico JP Silva, no violão de sete cordas e bandolim, Rodrigo Ferreira no baixo, Paulinho Black, na bateria, Nelson Freitas nos teclados e acordeom e o DJ Ricardo Muralha comandando os bits e percussão eletrônica.

O grupo "Vozes Negras" vai cantar os maiores sucessos do repertório de Elza. Entre os intérpretes estão Janine Mathias, Carla Colvara, Nego Chandi, Michele Mara e Kátia Drumond. Conheça um pouco mais dos cantores:

Candiero - Mais conhecido como Zelador Cultural Candiero, é presidente do Centro Cultural Humaitá e diretor de Esporte e Cultura do Associação de Moradores Jardim Osasco. Em Colombo, realiza desde 2003 o evento Rappaz – Encontro Metropolitano da Cultura de Rua pela Paz.
Ensina capoeira e outras manifestações da cultura afro-brasileira desde 1998. Seu trabalho é voltado para o aumento da auto-estima de crianças e jovens através da arte e da cultura.
Com alunos no continente europeu e africano, foi convidado para palestrar e dar oficinas na França, no Senegal e em Cabo Verde. Já percorreu a Argentina, o Uruguai e a maioria dos estados brasileiros, participando de eventos. Viaja pelo interior do Paraná divulgando a cultura afro-brasileira. No Litoral do Paraná realiza a Campanha de Conscientização Ambiental “Não Jogue Lixo na Praia, Jogue Capoeira”.


clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Claudio Fernandes (Foto: Divulgação)

Cláudio Fernandes - Professor de música a mais de 20 anos, violonista, compositor e arranjador. Mestre em Musicologia (UFPR) - Universidade Federal do Paraná/2011 e graduado em Licenciatura em Educação Artística-Habilitação em música (FAP) Faculdade de Artes do Paraná/2005. Idealizou e coordena a Oficina de Choro realizada na Faculdade de Artes do Paraná desde 2005 até o presente momento. Atua nas áreas de: Música, Música Brasileira, Musicologia, Etnomusicologia, Choro no Brasil, Choro Curitibano e Educação Musical. Pesquisador do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Paraná e da Faculdade de Artes do Paraná, desenvolve estudos sobre a música paranaense.



 

clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Carla Colvara de Sá (Foto: Divulgação)

Carla Colvara de Sá - Cantora e compositora gaucha, Carla começou se envolver com música aos dezoito anos no coral de Letras e Artes do Ila, e Coral do Ipiranga, no Rio Grande do Sul.
Convidada a cantar com a Orquestra da Marinha do Rio Grande-RS, também levou o seu trabalho para o teatro Municipal de Rivera no Uruguay. Já em Curitiba, começou a cantar em bares até que teve seu encontro com samba através do Grupo Combinado Silva Só, e com ele, cantou no lançamento do Livro, “Candeia, Luz da Inspiração”, Na abertura da revitalização da Rua Riachuelo e também na Inauguração do espaço cultural, Paço da Liberdade.
Foi premiada, no ano de 2010, com o primeiro lugar no concurso “Samba do Compositor Paranaense” (SCP), com o Samba Rural, “Samba do Galinho do Poleiro”, de sua autoria.
Interpretou sucessos renomados da cantora Elza Soares no Show, “Elza, Miltinho e Samba”, junto com a cantora Janine Mathias e o cantor Nego Xande. Hoje voltada para um trabalho autoral e intimista, ela se prepara para lançar as primeiras obras em estilos variados. De forma literal a cantora compõe e canta amigos, amores e a si mesma de maneira simplista e forte.

clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Crisfanny Souza Soares (Foto: Divulgação)

Crisfanny Souza Soares  - Envolveu-se com a música desde muito pequena quando iniciou sua participação em coros e em cantatas apresentadas em Rio Negro a cidade onde nasceu. Mais tarde depois de solar em apresentações musicais e especiais na comunidade ingressou a universidade para cursar psicologia. Para esta mulher negra paranaense sempre houve uma comunicação muito indissociável entre a música, a cultura e as subjetividades.
Os projetos da cantora estão sendo desenvolvidos juntamente com outros artistas e profissionais de áreas que vão além da música. O objetivo é desenvolver trabalhos e parcerias que agreguem sensibilização e ação frente a temas sociais emergentes, como o racismo e a consciência social para promoção de espaços de vivência artística em ressignificação de identidades. Assim como os velhos Griôs Africanos que contavam e recontavam as histórias carregando as memórias do povo é através da música que Crisfanny pretende cumprir esse legado; fazer cantada e recantada a história em memória.


clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Janine Mathias (Foto: Divulgação)

Janine Mathias - Cantora de Samba, Rap e Pop, natural de Brasília. Desde criança era influenciada musicalmente pelos pais. Seu pai um dos Sambistas de Brasília costumava cantar nas rodas de samba da cidade.
Em 2005 começou a se envolver com Rap Gospel. Nesse período começou a fazer visitas em cadeias para cantar Rap acompanhada com o grupo Verdade Relatada. Desde então começou a atuar ativamente na cena do rap brasiliense.
Em 2009 mudou-se para Curitiba e foi inserida na cena curitibana através do Mc Murf que lhe apresentou aos principais artistas atuantes da cidade. Foi desenvolvendo vários projetos não só no rap; acabou se integrando aos grupos sambistas. Fez participações com Flora Matos, Negomundo, Nego Chandi, Michele Mara, Mc Will Cafuso, Mc Magú, Mc Rodrigo Tuchê, Grupo Simplesmente, Mc Cabes, Mc Ant, Mc Cilho, Grupo Ambição e vários outros.
Em Outubro de 2012 a cantora Lançou seu primeiro trabalho solo o EP" Eu Quero Mergulhar"  disponivel para baixar no  http://soundcloud.com/janinemathias.


clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Katia Drumond (Foto: Divulgação)

Katia Drumond - é diretora artística, cantora e compositora do MUV- Movimento Uniformemente Variado, que lidera desde 1999 ao lado do compositor, tecladista, arranjador e produtor musical Ricardo Verocai. Iniciou sua carreira artística em 1984 e integrou diversas companhias de dança e teatro. Em 1990 se tornou cantora profissional e em sua trajetória tem passagens pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Argentina, Europa e Japão. Abriu shows para Gilberto Gil, Yossur N'adur, Gal Costa, João Bosco, Chico Science, Carlinhos Brown, Jimmy Cliff, Andrew Tosh, Lenine, Gabriel Pensador, O Rappa, Tribo de Jah, Natiruts, entre outros. Em 98, recebeu Prêmio Saul Trompete como Melhor Cantora no ano.
Foi produtora executiva e gravou os dois álbuns do MUV: “Kátia Drumond e Ricardo Verocai com MUV: Os Movimentos”, lançado em maio de 2008, no Teatro Guaíra e “Kátia Drumond e Ricardo Verocai com MUV: “Minha Gente Brasileira”, gravado em 2011.

clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Leo Fé (Foto: Divulgação)

 Leo Fé - Nascido em Curitiba, iniciou na musica aos 8 anos. Autodidata começou tocando pandeiro em seguida passou para vários instrumentos de percussão.
Tocou com vários nomes do samba curitibano como Ciro Morais , Gogó de Ouro , Mãe Orminda , Grupo Combinado Silva Só entre outros.
Como compositor dedica-se principalmente ao samba de partido alto. Foi convidado a participar de um show do Tantinho da Mangueira em 2009 e em 2012 teve uma de suas composições em parceria com Nego Chandina na final do festival de samba nacional Exposamba.
É um dos fundadores do projeto de samba autoral Samba do Compositor Paranense e de outros movimentos de samba na cidade de Curitiba.

 

clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Luís Rolim (Foto: Divulgação)

 Luís Rolim - Nascido em Curitiba, iniciou seus estudos de bateria aos 15 anos, passando pelo Conservatório de MPB de Curitiba e assistindo aulas com renomados artistas como Kenwood Dennard, Carlos Bala e Wilson das Neves. Em sua carreira esteve ao lado de Zeca Baleiro, Paulinho da Viola, Tia Surica da Portela, Nilze Carvalho, Consuelo de Paula, Siba Veloso, Dominguinhos, Gilson Peranzzetta, Célia, Borghetinho entre outros. Atualmente faz parte da Orquestra à Base de Cordas, O’6 q’Choram, Milagrosos Decompositores e Daniel Migliavacca Quarteto.

 

 

 

 

 

clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Michele Mara (Foto: Divulgação)

Michele Mara – Começou a cantar musica gospel quando criança, dando a ela hoje um grande diferencial na cena musical curitibana. Formou-se no curso de Canto Popular em 2007 pelo Conservatório de MPB de Curitiba.
Em julho de 2007 foi convidada a participar do show de Tributo a Pink Floyd com a banda Seven Side Diamond sendo aclamada pelo publico, consolidando assim sua carreira.
Em março de 2008 foi indicada pela Motorocker a fazer parte da banda Trivial Swing Black de Joinvile como Back Vocal, onde abriu o show da Banda Escocesa Nazareth cantando soul e rock.
Ganhadora dos prêmios “Microfone de Ouro” (2003), “5º Elemento” (2005), “Festival de Talentos da New Holland” (2008) e “4º FEMUSPI” na categoria Cantora Solo, interpretando as musicas Olhos Coloridos e  Primavera. Com a Big Wilson Soul Band na qual faz parte 3 anos como uma das vocalistas, ficou conhecida por fazer shows especiais de Tributo a Aretha Franklin.
Teve participações especiais em shows com as bandas: Big Time Orchestra, Motorocker, The Nobs, Black Pearl, Os Milagrosos Decompositores, Charles Britto.



clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Nego Chandi (Foto: Divulgação)

 Nego Chandi – Natural de Curitiba, aprendeu a tocar cavaquinho e percussão aos 14 anos. Com 17 escreveu sua primeira música de amor, mas logo percebeu que não queria falar de amor. Seu coração batia mais forte pelo samba de raiz, das antigas.
Participou de rodas de samba com Arlindo Cruz, subiu aos palcos com Leci Brandão e interpretou o cantor Miltinho no espetáculo “Elza Soares, Miltinho e Samba”, no Festival de Teatro de Curitiba. Em 2012, foi um dos 10 finalistas da categoria Compositor Revelação da São Paulo Exposamba com a música “Tia Preta”, escrita em parceria com Léo Fé.

 

clique para ampliar clique para ampliarVozes Negras - Paulo Henrique Siqueira (Foto: Divulgação)

 Paulo Henrique Siqueira - Natural de Paraguaçu Paulista. Iniciou seus estudos aos treze anos através do saxofone na banda Municipal de sua cidade.
Licenciado em musica pela Universidade Estadual de Londrina em 2009, professor de saxofone da Escola Municipal de Musica de Ourinhos (2003 a 2005) e professor de saxofone do 320 Festival de Musica de Londrina, participou de diversos festivais de musica tendo como professores, Mane Silveira (SP), Vinicius Dorin (SP), Ray Moore (EUA) e Idriss Boudrioua (RJ), dentre outros. Foi integrante da Londrina Big Band, regida por Vitor Gorni participando do DVD Rumos do Itaú Cultural. Tocou ao lado de diversos artistas como Artur Maia, Filó Machado, Marku Ribas, André Marques, Cleber Almeida, Bob White, William Galison e André Dequech.

 

 

I N F O R M A Ç Õ E S 
Data e horário: Dia 25 de novembro, às 19h
Local: Teatro Sesi
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico 
Curitiba/PR
Ingressos:

R$ 30 (inteira)
R$ 15 (meia-entrada para trabalhadores da indústria, estudantes e teceira idade)

Pontos de venda: Quiosques do Disk Ingressos nos shoppings Müeller, Estação e Total.
Pelo telefone do Disk Ingressos: (41) 3315-0808
No local e dia do evento, com 1 hora de antecedência.
Classificação: Livre
Estacionamento: Gratuito