Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




20/06/2016 - Atualizado em 21/06/2016

Casa limpa é sinônimo de saúde em dia

Confira 10 dicas de limpeza para evitar muitas infecções, doenças de pele e respiratórias

Diariamente perdemos 1 grama de pele. Esse material, que muitas vezes não conseguimos enxergar, é o que alimenta os temidos ácaros, causadores de muitas alergias respiratórias e de pele, que podem abrir as portas para infecções por fungos e bactérias. Nas áreas externas, entulhos e plantas mal cuidadas podem reter água, tornando-se o ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, e ainda atrair ratos, cuja urina transmite leptospirose. Uma das maneiras de prevenir todas essas doenças é simples e está ao alcance de todos através da regular limpeza doméstica.

1. Ácaros e fungos se desenvolvem na umidade, então, diariamente, abra as janelas e deixe o sol entrar.

2. O pó é formado principalmente por partículas de pele, portanto, é um prato cheio para os ácaros, que se alimentam dessas células. Por isso é importante eliminá-lo com frequência. Espanadores e vassouras, no geral, servem apenas para leva-lo de um lugar a outro. Finalize a limpeza das superfícies dos móveis e do piso com pano úmido.

3. É durante o sono que perdemos a maior parte das células da pele. Sendo assim, é principalmente no quanto onde os ácaros se encontram. Para eliminá-los, troque os lençóis com frequência (pelo menos uma vez por semana), evite cobertores felpudos (prefira os edredons) e bichos de pelúcia, use capas anti-ácaro nos travesseiros e colchões e deixe esses itens pegarem sol – é como eles morrem.

4. Lave tapetes e cortinas, no máximo, de três em três meses.

5. Em apenas 20 minutos as bactérias se multiplicam. Em uma casa, elas encontram-se principalmente na cozinha e banheiros. Nesses ambientes, é importante desinfetar bancadas, maçanetas, puxadores, misturadores de torneiras e botões da descarga.

6. Na cozinha, seque bem os utensílios antes de guardá-los e troque com frequência a esponja e panos de pia, além de lavá-los com água fervente diariamente.

7. Lembre-se de desinfetar todos os dias os ambientes onde os animais de estimação ficam.

8. Limpe sempre o jardim e o quintal, fazendo a poda da vegetação, jogando entulhos e certificando-se que não haja cantinhos onde a água possa se acumular.

9. De seis em seis meses faça a limpeza da caixa d´água. Além de evitar a proliferação do Aedes Aegypti, prefine-se também viroses. Lembre-se que caixas d'água, poços e cisternas devem ficar sempre tampados.

10. Não deixe crianças e animais de estimação nos ambientes onde estão sendo utilizados produtos de limpeza, que são altamente alergênicos e podem ser tóxicos. Para limpar vidros, espelhos, desengordurar bancadas, forno e fogão, é possível utilizar uma opção menos agressiva, tanto à pele quanto ao meio ambiente: o vinagre. Basta diluí-lo em água na proporção 1:1 e colocar em uma embalagem de borrifar.

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria