• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • 7 razões pelas quais os métodos não-tradicionais de ensino são um sucesso

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




05/09/2016 - Atualizado em 06/09/2016

7 razões pelas quais os métodos não-tradicionais de ensino são um sucesso

Aprendizado ativo e respeito às individualidades estão entre os motivos

aula

Por muito tempo a maioria das escolas no Brasil seguiu o método tradicional de ensino. Isso quer dizer que nas salas de aula sempre havia um professor como figura central do aprendizado, que transmitia todo o conteúdo. Sentados e enfileirados, cabia aos alunos absorver as matérias e, depois, comprovarem que tudo foi assimilado através de uma avaliação.

O ensino tradicional, bastante difundido a partir do século 18 na Europa, considera que todas as pessoas aprendem da mesma forma. Mas, de lá para cá, muita coisa foi revista. Novos métodos surgiram, muitas vezes descentralizando o papel do professor, que passou a dividir o protagonismo da aprendizagem com o aluno, e respeitando o fato de as pessoas aprenderem de formas diferentes. A seguir, conheça 7 motivos pelos quais os métodos de ensino não-tradicionais são um sucesso.

1 – Construção do aprendizado

Mais do que preocupar-se com a formação acadêmica, os métodos não-tradicionais ajudam no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Ao colocar os professores como mediadores do aprendizado e fazer com que os alunos tenham uma participação ativa, permite que os estudantes tenham maior compreensão dos conteúdos e se interessem mais por eles.

2 - Interdisciplinaridade

Em vez de tratar cada matéria individualmente, os métodos não-tradicionais tendem a ser interdisciplinares. Ou seja, diferentes matérias são abordadas ao mesmo tempo para explicar temas do dia a dia, aproximando assim o ensino do cotidiano, tornando-o mais “real” e interessante.

 alunas

3 - Comprometimento

Ao fazer do aluno um agente ativo de seu aprendizado, torna-o corresponsável e, consequentemente, mais comprometido.

4 - Participação

Ao tirarem os estudantes das carteiras enfileiradas, posicionando-os em círculos, esses métodos induzem à troca de informação, aumentando a participação em sala de aula.

5 – Respeito às diferenças

Muitos dos métodos não-tradicionais são interseriados, ou seja, em uma mesma sala, há alunos de diferentes idades séries Isso faz com que a troca seja mais rica e os estudantes aprendam a respeitar outros pontos de vista e a lidar com as diferenças desde cedo – o que vale para a vida pessoal e profissional.

 estudantes

6 – Empoderamento

Com o incentivo à construção do conhecimento e à pesquisa, essas escolas encorajam a inovação e o empreendedorismo.

7 – Preparação para o mercado de trabalho

Mais do que preparar para o vestibular, métodos não-tradicionais incitam a lógica, a pesquisa e o trabalho em equipe, o que prepara pessoas para o mercado de trabalho.

As Oficinas de Aprendizagem

Metodologia criada pela educadora Márcia Rigon na década de 1990, as Oficinas de Aprendizagem, exclusivas da rede de Colégios Sesi no Paraná trabalham os conteúdos exatamente desta forma interdisciplinar, em equipe, tendo os professores como mediadores do conhecimento. Quer saber mais? Acesse o site do Colégio Sesi e entenda como funciona nossa metodologia de trabalho.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria