• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • 10 cuidados para manter a voz sempre saudável

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




09/06/2016

10 cuidados para manter a voz sempre saudável

Os humanos usam a linguagem para se comunicar. Ela pode ser verbal, através da fala, da escrita e dos gestos, e não verbal, por símbolos, sons, desenhos, etc. Quando se trata da fala, a voz, som produzido pelas cordas vocais, é o instrumento. Por isso, cuidar bem dela é importante para a saúde e para a comunicação.

Problemas

Distúrbios vocais podem ser orgânicos ou funcionais. Os primeiros são decorrentes de nódulos, pólipos e edemas, além de poderem ser originários de doenças inflamatórias ou infecciosas, neoplasias, mal formações congênitas, lesões traumáticas, doenças sistêmicas e disfunções do sistema nervoso central e periférico. Já os segundos não têm origem anatômica ou neurológica, sendo geralmente causados por fatores psicoemocionais ou pelo aumento da tensão muscular ou abuso vocal. Nesse caso, algumas medidas simples podem ajudar a manter a voz sempre saudável.

voz

1.  Reduza o ruído do ambiente em que está para não ter que falar cada vez mais alto.

2. A água é responsável pela hidratação das cordas vocais – o que permitirá que vibrem livremente para a emissão do som. Sendo assim, consuma pelo menos oito copos do líquido em temperatura ambiente ao longo do dia. Em ambientes com ar-condicionado, beba ainda mais.

3. Mantenha a temperatura ambiente entre 20 e 23 oC e a umidade relativa do ar igual ou superior a 40%.

4. Antes de usar a voz profissionalmente, não coma em excesso e evite ingerir alimentos pesados ou com muitos condimentos, pois podem causar azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas.

5. Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo ereta e o ângulo de 90º entre o queixo e o pescoço para que a voz projete-se livremente

6. Não grite, sussurre ou modifique a voz ao falar, pois isso tudo causa impacto nas pregas vocais.

7. Não fume nem abuse das bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, porque o cigarro e a bebida agridem as cordas vocais.

8. Cuide de sua audição para não precisar elevar o volume da voz.

9. Se tiver tosse, sentir dor, ardência, rouquidão ou perda de voz, consulte um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.

10. Não utilize sprays ou pastilhas sem indicação médica.

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria