SST

NOTÍCIAS

Por que inovar em SST?

Tem que prevenir e não deixar de lado nenhuma questão legal. Mas, propor novas soluções também é fundamental

17/06/2022

compartilhe

Um aplicativo que identifica a necessidade de adequação das instalações e postos de trabalho de uma empresa para receber trabalhadores com deficiência. Um quiz no formato de game que acelera o processo de aprendizagem sobre as normas regulamentadoras e, ligado a um sistema de gestão, mapeia o nível do conhecimento adquirido. Ou, ainda, um aplicativo de realidade virtual que permite que trabalhadores avaliem situações de risco no ambiente de trabalho.  

Essas são apenas três ideias que saíram do papel com o apoio de editais de inovação em Segurança e Saúde.  

Novos produtos, serviços e soluções aplicadas, que tenham potencial de escala e gerem impactos mensuráveis para a produtividade das indústrias são consideradas inovações em SST.  

Mas, por que é tão importante inovar nesta área? 

Basicamente, porque problemas antigos, pedem novas soluções.  

Somente em 2021 foram notificados 41,4 mil acidentes de trabalho no Paraná, de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho – estima-se que cerca de 10% desse número seja o de casos subnotificados. No mesmo ano, foram dadas 9,5mil concessões de benefício previdenciário (auxílio-doença por acidente do trabalho). 

Na grande maioria dos casos, trata-se de acidentes e doenças que poderiam ser evitados por meio de ações preventivas. Além de causarem custos às empresas e cofres públicos, os afastamentos trazem queda da produtividade nas indústrias e transtornos às vidas dos colaboradores e de suas famílias. Sendo assim, pensar em novos modelos, novos produtos e soluções que diminuam esses índices, melhora não apenas o setor, mas toda a sociedade.  

NOTÍCIAS