SST

NOTÍCIAS

5 motivos para investir na segurança e saúde dos trabalhadores

Razões vão em direção ao aumento da produtividade e competitividade

24/05/2022

compartilhe

Nestes últimos dois anos, mais do que nunca, falou-se em prevenção. Todos os setores da sociedade entenderam o quanto as ações preventivas são eficazes. Saber quais são os fatores de risco de cada empresa para mitigá-los o quanto for possível virou questão de sobrevivência. Ainda, de acordo com a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, para cada 1 Euro investido em Segurança e Saúde do Trabalho, tem-se 2,2 Euros de retorno – mais que o dobro! Confira, a seguir, mais cinco motivos para investir na segurança e saúde dos trabalhadores:

1- Reduz o absenteísmo: sabendo das principais causas de faltas e afastamentos, é possível desenvolver ações preventivas e educativas.

2- Ao mesmo tempo, elimina-se o tempo de seleção e capacitação de funcionários substitutos, além de reduzir os custos de assistência médica, sinistralidade e judiciais.

3- Consequentemente, reduz-se o FAP/RAT, que definem a alíquota a ser aplicada sobre a folha de pagamento para chegar ao tributo devido ao INSS. 

4- Melhora o clima organizacional: afinal, colaboradores valorizados trabalham mais felizes.

5- Aumento da competitividade industrial, tanto devido ao aumento da produtividade, quanto à imagem positiva da empresa.

Confira aqui ainda mais motivos.

O Sesi Paraná tem soluções para apoiar a sua indústria. Clique aqui.

 

NOTÍCIAS