SST

NOTÍCIAS

Cinco passos para promover a segurança no trabalho

O Abril Verde está aí e o Sesi reúne dicas para, na prática, ter ambientes laborais melhores

12/04/2023 - Atualizado em 14/04/2023

compartilhe

O Abril Verde chama a atenção de toda a sociedade sobre a importância das ações preventivas quando o assunto são os acidentes e doenças laborais, planejadas por meio de ações de Segurança e Saúde do Trabalho. Para ajudar as indústrias a se tornarem ambientes ainda melhores, Mariane Regina Américo, engenheira de Segurança do Trabalho do Sesi Paraná, região Norte, lista cinco passos para promover a segurança no trabalho:

PASSO 1

Contrate um profissional ou equipe especializada em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

Investir em bons profissionais no começo do processo é essencial para que as empresas consigam cumprir suas obrigações, a começar pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT que, por lei, diz que devem promover a saúde e garantir a integridade física dos seus trabalhadores no ambiente de trabalho.

PASSO 2

Realize o mapeamento dos riscos

A análise dos riscos de uma empresa deve ser feita por meio de um levantamento minucioso de todas as situações que possam vir a ser causas de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Essa análise deve ser realizada em todos os setores e funções da empresa, visando identificar a presença de agentes físicos, químicos, biológicos, de acidente e ergonômicos nas dependências da indústria. O profissional que executará o levantamento deve estar atento a detalhes relacionados a atos inseguros e/ou condições inseguras que vão desde problemas na estrutura física da empresa até a falta de treinamento dos profissionais que atuam nela.

PASSO 3

Elabore de documentação de Segurança e Saúde e cronograma de ações 

Os documentos de segurança e saúde deverão ser elaborados a fim de consolidar todo o levantamento dos riscos realizado na empresa, identificando as situações e propondo melhorias por meio do do plano de ação. O cronograma de ações é o planejamento das medidas de controle que serão monitoradas durante o desenvolvimento da segurança ocupacional. As ações preventivas serão aplicadas mediante a estipulação de prazos e metas nos setores da empresa. O objetivo é reduzir os riscos mais urgentes de doenças e acidentes de trabalho e suas respectivas consequências.

Dentre as documentações de segurança obrigatórias que podem ser solicitadas por auditorias do Ministério do Trabalho, estão: PGR – Programa de gerenciamento de Riscos, PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, Fichas de EPIs, Ordens de Serviço, CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, etc.

PASSO 4

Invista em recursos materiais e humanos 

A conscientização da necessidade de investimento para a melhoria da área de saúde e segurança é fundamental. Ações simples como manter as manutenções preventivas das máquinas em dia, implementar EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva como exemplo, faixas antiderrapantes, fitas de sinalização de segurança, extintores, hidrantes, , guarda-corpos corrimões de escadas, e EPI – Equipamento de Proteção Individual de acordo com o risco da atividade executada, já trazem uma redução significativa dos fatores de riscos presentes na empresa.

Em relação aos recursos humanos, é interessante o fortalecimento da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes dentro das empresas, responsável por inspecionar e evidenciar nos ambientes de trabalho os riscos à saúde e segurança das pessoas. Dessa forma, essa comissão também pode realizar o acompanhamento das implementações das medidas contidas no plano de ação da documentação elaborada para a melhoria do ambiente de trabalho.

PASSO 5

Conscientize e treine 

A colaboração e o envolvimento dos funcionários das empresas quanto à saúde e segurança do trabalho deve ser motivada por meio da conscientização e treinamentos permanentes. Essas ações devem ocorrer também com as diretorias e lideranças, pois é necessário que compreendam a importância e necessidade dessas medidas preventivas. Além disso, a realização de campanhas internas são bastante efetivas para mostrar a importância dessas ações.

O Sesi Paraná possui soluções integradas para que a segurança da sua empresa esteja em dia. Procure a unidade mais próxima e saiba mais.

Confira aqui 5 dicas para promover a saúde no trabalho. 

NOTÍCIAS