SST

NOTÍCIAS

A importância do Abril Verde

Mês chama atenção para a importância das ações preventivas

03/04/2023 - Atualizado em 13/04/2023

compartilhe

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Paraná ficou em quinto lugar no ranking nacional em número de acidentes de trabalho em 2022, registrando um total de 44.786 acidentes, o que representa 8 % dos acidentes de trabalho ocorridos no Brasil. Entre as mais de 44 mil ocorrências ocorridas no estado, 232 foram com óbitos. Ainda de acordo com dados do Observatório, Curitiba liderou o ranking de acidentes no estado no ano passado, ficando com 21 % dos acidentes estaduais, seguida pelas cidades de Cascavel e Londrina com 6 % e São José dos Pinhais e Maringá com 4 %.

“A segurança do trabalho impacta diretamente em questões legais e financeiras, podendo determinar muitas vezes o sucesso ou fracasso de uma empresa junto ao mercado”, afirma Alessandro Bragagnolo, Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi Paraná.

As principais falhas das empresas quando o assunto é segurança do trabalho, segundo o engenheiro, são:

1- Não tratar a segurança do trabalho como uma área, um setor, um departamento independente dentro da empresa. “A segurança do trabalho dentro de uma empresa tem que fazer parte da espinha dorsal da organização, assim como são os setores da produção, de recursos humanos, do financeiro, de vendas e demais”, afirma.

2- A falta de um sistema de gestão de segurança do trabalho, que contemple planejamento com ações diárias, semanais, mensais e anuais na empresa, deixando o modelo de atuação no qual somente são realizadas ações pontuais para atendimento das normas ou em caso de emergências de lado.

Mas, quais as dicas para ter mais segurança?

“A principal dica é mudança de paradigma, que deve ser tratada pela alta gerência da organização como um pilar de sustentação da empresa e não um braço”, afirma Alessandro. “Enquanto não tivermos um comprometimento real da alta hierarquia das empresas com a segurança do trabalho, este assunto ainda será um mero cumprimento de normas, ao invés de uma real preocupação com o maior patrimônio da empresa que são os seus trabalhadores. Adotar um sistema de gestão eficaz, capaz de monitorar todos os indicadores e gaps existentes na empresa, mudando assim a cultura de reativa para prevencionista, que é a alma de toda a segurança do trabalho”, finaliza.

O Sesi Paraná oferta uma série de ações integradas para apoiar as indústrias paranaenses a estarem em dia com a legislação, por meio de ações preventivas de saúde e segurança do trabalho. Os serviços vão desde cursos de atualização das NRs e programas de qualidade de vida até consultorias customizadas.

Para saber mais, fale com a unidade mais próxima.

NOTÍCIAS