SST

NOTÍCIAS

Gestão de atestados, por que fazer?

Saber as causas dos afastamentos possibilita traçar estratégias para prevenção

26/02/2024

compartilhe

O absenteísmo ocorre quando o colaborador falta ou atrasa para a jornada de trabalho prevista. Pode ocorrer por motivos médicos (com atestados médicos) ou não (atrasos e faltas não justificados).

Guilherme Murta, médico do trabalho e coordenador de saúde do Sesi Paraná, lista o impacto do absenteísmo para as empresas:

  • Perda de foco e motivação;
  • Diminuição de eficiência e produtividade;
  • Prejuízo nos resultados com baixa na qualidade e não cumprimento dos prazos;
  • Sobrecarga de outros funcionários e rotatividade;
  • Aumento dos custos;
  • Elevação do número de acidentes.

Por que é importante fazer essa gestão? 

“Quando a empresa realiza a gestão dos indicadores de absenteísmo de forma contínua e eficiente, é possível identificar a melhor estratégica para mitigar o problema”, afirma Guilherme. “Com isso é possível reduzir as faltas da equipe e evitar o impacto negativo do absenteísmo.”

Portanto, para atuar de maneira efetiva é necessário mapear o absenteísmo médico e identificar suas causas. Estabelecer uma política relativa a atestados médicos é um bom caminho. “Orientar sobre os prazos de entrega do documento comprobatório e procedimentos específicos ajuda tanto o colaborador quanto à empresa”, diz. “Além disso, é interessante identificar as principais causas de adoecimento e com isso estabelecer estratégias preventivas, potencialmente reduzindo o absenteísmo médico.”

Depois de os motivos estarem mapeados, é necessário realizar ações preventivas. Além disso, é importante cumprir as legislações e as normas de segurança e saúde obrigatórias, estimulando um ambiente de união e cooperação.

Entre as ações e programas que apoiam as empresas a reduzirem o absenteísmo, estão:

Procure o Sesi mais próximo para mais informações.

NOTÍCIAS