SST

NOTÍCIAS

Semana de Segurança e Saúde: como criar a cultura de prevenção dentro das empresas?

Dia 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data que lembra a importância da Cultura de Prevenção

26/04/2024

compartilhe

A segurança deve ser um dos valores inegociáveis e fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional de prevenção de acidentes de trabalho de cada empresa.”

A afirmação é de Mariano Alberichi, engenheiro de Segurança do Sesi Paraná, que enfatiza ainda que “a preocupação com cada trabalhador, próprio ou terceiro, deve estar presente no dia a dia de cada um e em tudo o que é realizado”.

Um dos grandes desafios das organizações, no entanto, é desenvolver uma Cultura de Prevenção de Acidentes, evitar que os riscos aos quais seus trabalhadores são expostos durante a jornada de trabalho comprometam a saúde, a integridade física e a segurança de cada um. Ele explica que a principal finalidade é potencializar a adoção de práticas de prevenção e segurança na execução das atividades de riscos, adicionando valor à empresa e cultivando um ambiente de trabalho saudável e seguro aos trabalhadores, atendendo os requisitos das normas regulamentadoras.

“A implementação de uma Cultura de Prevenção de Acidentes eficiente se dá por meio de um conjunto de ações, atitudes, comportamentos e sistemas de segurança compartilhado por todos da empresa, contribuindo para a redução da exposição aos perigos no ambiente de trabalho. Ela colabora para o desenvolvimento de uma série de benefícios, tanto para o trabalhador quanto para a empresa:

  • redução dos riscos de acidentes de trabalho;
  • aumento da confiança por parte dos trabalhadores;
  • crescimento da produtividade, uma vez que o trabalhador percebe que a empresa está preocupada com a segurança, a saúde e integridade física de cada trabalhador;
  • elevação da competitividade da empresa;
  • engajamento de todos os trabalhadores com os objetivos e metas da empresa;
  • maior credibilidade da empresa perante o mercado;
  • diminuição de gastos previdenciários com eventuais auxílios e menor despesa financeira do empregador para contratar um funcionário substituto.

Mas, como implementar?

Para a implantação e desenvolvimento de uma Cultuar de Prevenção de Acidentes assertiva e eficiente é fundamental a participação efetiva de três personagens fundamentais:

1. Equipe de Segurança do Trabalho: é o agente fundamental para a mudança cultural na indústria e por isso deve ter perfil proativo e comprometido. Irá ajudar na construção e disseminação das normas internas de saúde e segurança do trabalho, identificação e mapeamentos dos riscos do ambiente, treinamentos e capacitações dos trabalhadores e gestão dos programas de Segurança e Saúde do Trabalhador.

2. Lideranças: devem estar extremamente envolvidas na implementação e melhoria da Cultura de Prevenção de Acidentes, afinal, os líderes são responsáveis ​​por definir políticas, diretrizes e padrões de conduta, comunicar e orientar os demais trabalhadores. Devem ser o modelo a ser seguido pela sua equipe, deve ser o exemplo. “O envolvimento da liderança é fundamental é determinante para transmitir confiança e ampliar a percepção e as atitudes dos empregados nas questões referentes à segurança do trabalho.”

3. Trabalhador: o engajamento dos trabalhadores no processo de construção da Cultura de Segurança do Trabalho é de extrema importância e fundamental para alcançar os resultados esperados, pois o com o pouco envolvimento, apenas acontece o cumprimento de normas e regulamentos.

“Conforme o comprometimento da empresa com a Cultura de Prevenção de Acidentes se desenvolve e as lideranças se envolvem, a atitude e a percepção dos trabalhadores começam a sair do plano da obrigação e vão entrando lentamente no campo da adesão”, garante Mariano.

 Procure o Sesi mais próximo ou entre em contato pelo WhatsApp e descubra como a instituição pode ajudar a criar a cultura de prevenção.

Durante toda esta semana o Sesi Paraná publicou conteúdos para apoiar as indústrias na prevenção e acidentes. Confira no blog.

NOTÍCIAS