SST

NOTÍCIAS

Semana de Segurança e Saúde: quem precisa de uma unidade móvel de radiologia?

Ela possibilita que um dos exames médicos realizados como parte do PCMSO seja realizado in company

25/04/2024

compartilhe

A NR-07 estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), exigido para todas as empresas que possuam colaboradores. Seu objetivo principal é preservar sua saúde, identificando precocemente possíveis problemas relacionados ao ambiente laboral e às atividades desenvolvidas. Isso inclui a realização de exames médicos admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissionais, além de avaliações clínicas e análises de riscos ocupacionais.

O exame de radiologia é um dos exames médicos periódicos realizados como parte do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Nesse contexto, eles são realizados para monitorar a saúde dos trabalhadores ao longo do tempo, identificando possíveis problemas de saúde relacionados às condições de trabalho.

Valdimar Pereira Lima, enfermeiro do trabalho do Sesi Paraná da região Noroeste, explica que os exames são solicitados de acordo com os riscos ocupacionais que o trabalhador esteja exposto. “A periodicidade da solicitação do Raio X, bem como o segmento corporal e incidência, varia de acordo com o agente de risco e categoria de exposição ocupacional, a critério médico”, afirma.

O Sesi Paraná realiza o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), após a avaliação do resultado do exame pelo médico examinador ou o coordenador do PCMSO. O melhor é que pode ser realizado in company, com a unidade móvel de radiologia.

Os atendimentos são agendados com a equipe do Sesi da região onde a empresa tem contrato, então é realizado um monitoramento dos exames ocupacionais que devem ser realizados no mês, encaminhado a empresa, e agenda o dia para atendimento in company”, explica. Dessa forma, o colaborador não precisa se deslocar. “Há ainda a redução dos custos e atendimento em todas as localidades do estado, principalmente em regiões onde não há oferta deste serviço, pois o exame solicitado e digital e não há esta demanda em todas as cidades.”

 Procure o Sesi mais próximo ou entre em contato pelo WhatsApp.

NOTÍCIAS